Evento ocorreu no Anfiteatro da UEFS e contou com a presença de representantes do mandato do deputado Zé Neto
Em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março), o município de Feira de Santana dá continuidade aos Seminários das Águas, realizado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).
Com o tema "A Gestão das Águas no Estado da Bahia”, foi realizado nesta terça-feira (16), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), um encontro abordando a Política Nacional de Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Comitês de Bacias Hidrográficas e a nova Lei das Águas e Estímulo a Preservação Ambiental.
O evento aconteceu no Anfiteatro da UEFS e contou com a presença de representantes do mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental.
O Ingá, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), tem como função dar subsídios à política estadual para garantir qualidade, racionalidade e preservar a biodiversidade do nosso Ecossistema.
Na ocasião, o coordenador de Tecnologia da Informação do Instituto, Eduardo Gabriel Palma, elogiou o Programa “Água para Todos” e informou que o principal objetivo do evento foi levar informações úteis aqueles que podem repassá-las para as comunidades que mais sofrem os impactos da degradação ambiental.
“Investir em saneamento é investir em saúde, o que acarreta menos gastos com pessoas doentes, que custam mais caro para o orçamento público do que a prevenção”, declarou Palma, que substituiu o diretor geral do Ingá, Júlio Rocha.
Uma das palestrantes, a advogada Sandra Smith, declarou que estimular a educação ambiental para os povos, comunidades tradicionais e segmentos vulneráveis, funciona como instrumento para a abertura na participação popular quanto ao uso dos recursos hídricos. O Ingá prioriza atenção as pessoas que vivem dos recursos naturais e que foram historicamente excluídos nos processos de decisão, sendo estes os que mais sofrem com os impactos ambientais.