Para assegurar assistência médica aos reclusos, o Conjunto Penal de Feira de Santana recebeu nesta terça-feira (16) uma unidade de posto de saúde.
Na ocasião, o secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, saudou todos os agentes penitenciários, agradeceu a parceria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e afirmou que a Bahia é referência em saúde prisional.
O evento contou com a presença de representantes do mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), do secretário municipal de Saúde, Rafael Pinto; do diretor da unidade prisional, Edmundo Dumet e do secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas.
Seguindo o modelo de Salvador, a unidade feirense, assim como outras do interior da Bahia, passará a contar com saúde básica, odontológica e assistência educacional. Através do convênio com o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde, o Governo do Estado garante assistência social, jurídica e salubridade para os detentos.
“Administração pública é estabelecer prioridades. Investir em saúde, alimentação de qualidade, qualificação, ampliação da quantidade de agentes penitenciários e reformas estruturais são essenciais para o bem comum da sociedade para que não haja rebeliões”, declarou Pelegrino.
Ao todo são 14 salas, sendo que duas delas servirão como unidades de observação masculina e uma feminina. A equipe contará com 14 profissionais de saúde. No dia-a-dia, serão realizados atendimentos emergenciais, odontológicos, psicológicos, serviços de enfermagem e serviços sociais.