Encontro com secretário de agricultura Roberto Muniz tratou do apoio à produção e reestruturação da Cadeia do Leite
O deputado estadual Zé Neto (PT) intermediou uma reunião entre pequenos produtores de leite e criadores de três municípios do interior baiano com o secretário estadual de agricultura Roberto Muniz, na tarde desta quinta-feira (18), na sede da Seagri, no CAB, em Salvador.
Integrantes de cooperativas e associações de Ilhéus, Pedrão e Baixa Grande levaram ao secretário de agricultura projetos que visam a melhoria nas condições de produção e fomento de atividades de agropecuária e a expansão da produção de leite nas respectivas localidades. A reestruturação da Cadeia Produtiva do Leite também foi debatida na reunião.
Ilhéus
Os representantes de Ilhéus levaram ao secretário um projeto que prevê a reforma e modernização das instalações do Parque de Exposições da cidade. De acordo com José de Souza Góes, secretário da Associação Ilheense de Criadores (entidade que administra o parque), o local necessita de intervenções em sua estrutura física urgentemente, para continuar atraindo investidores interessados em mostrar suas potencialidades. O tesoureiro da associação e administrador do parque Jorge Moreira solicitou a atenção de Muniz na apreciação do pedido. “Estamos fazendo diversas intervenções no Parque, mas precisamos desse apoio do Governo para concluirmos nosso projeto”, afirmou.
Outra solicitação feita pelos criadores ilheenses foi com relação à ampliação da microusina de leite, que atualmente conta com uma capacidade de produção de 1000 litros/dia. Outro pedido de apoio, feito pelo secretário da associação de criadores Fernando Botelho, foi com relação à instalação do tanque de expansão em um ponto estratégico, para melhorar a logística da associação, que atualmente conta com 22 produtores associados.
Pedrão e Baixa Grande
Os representantes de Pedrão e Baixa Grande também solicitaram ao secretário Roberto Muniz o fornecimento de tanques de expansão, para resfriamento do leite que produzem, visando aumentar o armazenamento e melhorar a qualidade do produto, viabilizando sua comercialização inclusive para fora do estado e do país. O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Baixa Grande (Coomab), João da Silva Oliveira, solicitou ainda a construção de uma microusina de pasteurização de leite, com o objetivo de melhorar o abastecimento do mercado interno com leite esterilizado.
Respostas
O secretário Roberto Muniz se comprometeu em analisar melhor o projeto da Associação Ilheense dos Criadores sobre a reforma do Parque de Exposições do município, e dará um parecer sobre a possibilidade de ajuda da Seagri tão logo o estudo seja concluído. Quanto à ampliação da microusina de leite no local, Muniz solicitou aos criadores um projeto detalhado, para também verificar a sua viabilidade.
Quanto aos produtores de Pedrão e Baixa Grande, o secretário os orientou a enviar ofício para a Seagri solicitando o provimento dos tanques de resfriamento, o que, segundo ele, “é algo de suma importância no projeto de estruturação da cadeia do leite na Bahia”. No caso específico de Pedrão, o processo já se encontra bastante adiantado, pois o município possui um galpão para receber a unidade e, segundo o secretário, será priorizada a compra de equipamentos para a sua instalação.
“Pai do leite” na Bahia
Um dos idealizadores da marca ‘Leite Bahia’ – iniciativa que prevê a compra e distribuição da produção de leite pela Empresa Baiana de Alimentos (EBAL), fomentando o mercado, assegurando estabilidade para os produtores e garantindo a qualidade do produto – e incentivador da instalação da Câmara Setorial do Leite, Zé Neto tem comemorado novas conquistas para o setor. Considerado pelo secretário Roberto Muniz como o “Pai do Leite na Bahia”, o deputado vem debatendo a reestruturação da cadeia do leite pelo interior do estado para organizar os pequenos produtores e construir polos leiteiros.