Princesa do Sertão teve o maior saldo no mês em que a Bahia bateu recorde, gerando 99,85% das vagas no Nordeste
O município de Feira de Santana, a 110 km de Salvador, foi o que mais gerou empregos em fevereiro na Bahia, mês em que o estado bateu recorde de criação de vagas no período, com 6.088 novos postos de trabalho. O saldo positivo da Princesa do Sertão, como Feira é conhecida, foi de 1.248 vagas de carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Feira de Santana registrou 4.156 admissões contra 2.908 desligamentos, o que fez resultar num saldo maior até mesmo que o da capital, que ficou em terceiro lugar no ranking com 893 novas vagas, após 18.475 admissões e 17.582 demissões. Camaçari, a cidade do Polo Petroquímico, foi a segunda colocada, com 1.002 postos.
Bahia: Locomotiva do Nordeste
Em fevereiro de 2010, foram criados 6.088 novos empregos com carteira assinada na Bahia. Mais uma vez, o saldo foi recorde para o período em análise. Nos dois primeiros meses do ano, o acréscimo foi de 20.512 postos na Bahia, número também recorde para o período, representando 99,85% dos empregos do Nordeste, onde o saldo total foi de 20.543 novas vagas abertas entre janeiro e fevereiro, segundo análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento. Nos últimos 12 meses, a Bahia acumula a geração de 92.177 postos de trabalho, mais uma vez o maior saldo da região para o período.
O governador Jaques Wagner comemorou a pesquisa do Caged, que demonstrou a importância da Bahia para o crescimento da região. “Tenho dito que desejo ver a Bahia como a locomotiva do Nordeste, e os números mais recentes da nossa economia estão mostrando que o esforço conjunto do governo, na parceria com o governo federal, dos empresários e dos trabalhadores baianos, consolida a nossa posição de liderança”, declarou.
Os setores da Construção Civil e de Serviços foram os que mais colaboraram para o saldo de 20.512 empregos criados neste início de 2010 na Bahia.