Habilitados para os cargos de nível superior ainda terão que aguardar decisão judicial
O governador Jaques Wagner (PT) deliberou a nomeação dos candidatos de nível técnico (médio) aprovados no concurso público realizado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) no ano passado. A decisão, formalizada nesta terça-feira (23) com a assinatura do chefe do executivo estadual, foi divulgada no Diário Oficial da Bahia desta quarta-feira (24), juntamente com a lista dos que passarão a compor o quadro de pessoal da Saúde do Estado.
As vagas, distribuídas pelas Sedes das Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos habilitados, por cargo/área de atuação e/ou especialidade e DIRES, de acordo com a necessidade administrativa da Sesab, como versa o Edital de Abertura de Inscrições SAEB/SESAB n° 18 de 16 de setembro de 2009.
A nomeação dos demais concursados, de nível superior, continua suspensa pela Justiça e ainda são objetos de debate entre os Ministérios Público Estadual e do Trabalho. Um dos motivos é o questionamento do Ministério Público do Estado (MP-Ba) quanto aos critérios atribuídos à prova de títulos dos selecionados.
O Estado recorreu ao MP e à Justiça para que também sejam liberados os 73% dos habilitados para os cargos de nível superior, uma vez que foi constatado que em qualquer hipótese de decisão judicial esses 73% continuariam aprovados no concurso, portanto apenas 27% dos concursados é que estariam sub judice. A decisão sairá nos próximos dias e o deputado estadual Zé Neto (PT) não tem medido esforços, enquanto interlocutor entre o Estado e as categorias trabalhistas, para que demandas sociais como estas possam ser resolvidas. Uma das bandeiras de seu Mandato é defender a realização de concursos, geração de emprego, em toda a Bahia.
Acesse a lista de aprovados disponível em nosso site na seção “Seleções Públicas, Concursos e Licitações” ao lado direito da tela.