Intermedida pelo deputado Zé Neto, iniciativa garante a participação de blocos e agremiações de matrizes afro-descendentes na micareta 2010
As inscrições para as entidades que irão desfilar no circuito Quilombola na Micareta de Feira de Santana, através do programa ‘Ouro Negro’, foram realizadas nesta quinta-feira (25). O contrato com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), intermediado pelo deputado estadual Zé Neto (PT), beneficia 25 grupos com investimento total de R$ 250 mil. Os segmentos são afro, afoxé, samba e escola de samba.
O coordenador de ações carnavalescas da Secult, Edivaldo Bollagi, informou aos presidentes e representantes de grupos que foram se inscrever, a importância de se firmarem como pessoa jurídica para participar deste e de outros projetos de incentivo a cultura. Mesmo que pessoas físicas possam participar, contudo não terão a mesma quantidade de verba para investir nos seus projetos culturais.
“Este projeto é muito importante porque valoriza a origem afro e os seus respectivos grupos, que precisam de apoio cultural e financeiro. O Estado está fazendo a sua parte para abrilhantar a nossa festa”, afirmou José Ivonilton de Jesus, mais conhecido como ‘Nilton Rasta’, representante do grupo Samba de Preto.
Para a vice-presidente do grupo Afoxé Pomba de Malê, Maria Priscila de Jesus, projetos como este são essenciais para desfazer o processo histórico de descaso com os grupos afros. “Nosso grupo foi quem começou as negociações com a Secretaria Estadual de Cultura para trazer para Feira este projeto, e o deputado Zé Neto colaborou bastante nessa intermediação”, concluiu.
A Micareta de Feira acontece entre os dias 15 e 18 de abril e será lançada na praça Raimundo Assis Borges, mais conhecida como praça central do Shopping Boulevard. A micareta 2010 irá homenagear a cultura negra através dos blocos e grupos afros, que fazem parte de uma tradição baiana.