Mais de 100 mil pessoas clavaram a paz na Bahia, no Brasil e no Mundo
Nem a chuva deste domingo (28) foi o suficiente para espantar às pessoas que participaram da XVIII Grande Caminhada Pela Paz, em Feira de Santana. Foram mais de 100 mil pessoas que ao som de diversos artistas clamavam a Paz.
Promovido pelo Movimento Nacional pela Paz e não Violência (MovPaz), a caminhada teve como tema “A Paz no Mundo Começa em Mim”. Um verdadeiro Tapete Branco passou pela Avenida Getúlio Vargas até as proximidades do Terminal Central.
O Governo do Estado, por meio da Embasa e o deputado estadual Zé Neto (PT) apoiaram o evento. “Todos nós, cidadãos, temos que abraçar a causa da não-violência. Temos que lutar por um mundo melhor para nossos filhos, nossos netos. Participar da caminhada é mais uma grande iniciativa que colabora para despertar nas pessoas o sentimento de paz", afirmou Zé Neto.
A caminhada chamou a atenção também para o desarmamento. O MovPaz mantém em sua sede um posto permanente para a entrega de armas, o único do norte e nordeste. O cidadão que entregar a arma recebe uma remuneração de R$100 a R$300 a depender do porte. Dois policiais militares ficam de plantão para o recebimento.
O MovPaz existe há 18 anos e está presente em 11 estados e 27 cidades do Brasil. Sua sede fica em Feira de Santana, na Rua dos Pacifistas, nº1, Avenida Contorno, Conjunto Feira V, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h.
MOVPAZ
O movimento não tem caráter religioso, político, sindical ou de protesto. Segundo os organizadores, trata-se de um evento civil, includente, amplo, geral e também ecumênico. Quarenta painéis com frases de grandes pacifistas foram fixados ao longo da Avenida Leste Oeste, reforçando os pedidos para que a sociedade construa a cultura de paz.
O coordenador do MovPaz, Clóvis Nunes, diz que a Caminhada Pela Paz não se trata de um acontecimento isolado. Segundo ele, o Projeto Paz Pela Paz e Não-Violência visa ações em favor da construção de uma cultura de paz na sociedade brasileira e mundial. Entre os objetivos estão construir ações práticas e concretas para a implantação da paz; disseminar a prática de realização de caminhadas pela paz em outras cidades do Brasil, como já vem ocorrendo; expandir, de forma organizada, o Movimento Paz Pela Paz e Não-Violência em todo o Brasil, a começar pelo Nordeste.
Confira as fotos em nossa galeria