O prefeito Tarciso Pamponet comemorou com o deputado a liberação da verba que será destinada a obras de pavimentação
A prefeitura de Macajuba, município localizado a 290 km da capital, assinou na tarde desta segunda-feira (29), na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Salvador, um convênio no valor de R$ 600 mil destinado a obras de pavimentação em paralelepípedos de ruas localizadas na sede do município. O investimento foi conseguido através de uma emenda do deputado estadual Zé Neto (PT), a partir de solicitações do prefeito Tarciso Pamponet e do vereador Zé Filho (PT).
A solenidade de assinatura dos convênios entre a Conder e mais 30 municípios contou com a presença dos secretários Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano) e Rui Costa (Relações Institucionais), além do presidente da Conder Milton Villas-Bôas e da diretora de equipamento e qualificação urbanística Lívia Gabrielli. Os investimentos em toda a Bahia serão da ordem de R$ 13.301.399,84.
O secretário Afonso Florence, que deixa a pasta nos próximos dias para se dedicar à futura candidatura à câmara federal, destacou o advento da emenda como uma ferramenta de ajuda na ação parlamentar. “Eu gostaria de parabenizar a todos que estão aqui, pelo trabalho que vêm realizando, e de destacar que tudo isso só tem sido possível por causa da reforma administrativa feita pelo Governo do Estado, que instituiu a emenda parlamentar, possibilitando uma melhor relação entre as prefeituras e os legisladores estaduais”, afirmou. Florence será substituído no comando da Sedur pelo atual diretor-presidente da CERB, Cícero de Carvalho.
O secretário de relações institucionais também destacou a melhoria nas relação entre gestores municipais e parlamentares, mas fez questão de salientar que as decisões . “Gostaria de parabenizar os deputados pelas relações com os municípios e destacar que foram os prefeitos que definiram”, disse Rui Costa.
Agradecimento
O prefeito Tarciso Pamponet comemorou, ao lado do deputado Zé Neto, a assinatura do convênio. “Essa é uma obra muito importante para a cidade, pois vai melhorar a pavimentação das ruas. Após um ano e meio de gestão, essa é a primeira grande obra que vem para Macajuba. Gostaria de agradecer ao apoio de Zé Neto”, afirmou.
Passo a passo
Após a assinatura do convênio, o edital para as construções devem ser publicados no Diário Oficial. Licitado, haverá a contratação da empresa vencedora da concorrência e, posteriormente, o início das obras. Enquanto a Sedur fará o repasse das verbas, ficará a cargo da Conder fiscalizar e dar apoio técnico às prefeituras, que serão responsáveis pela execução das obras.
Zé Neto, NA LUTA por Macajuba
O mandato do deputado Zé Neto tem trabalhado em prol de melhorias no município de Macajuba. Através da intervenção do mandato do parlamentar, recentemente a cidade foi contemplada com a implantação de uma Unidade de Saúde da Família (USF). O convênio já foi assinado com a Secretaria de Saúde do Estado e a obra será entregue em breve.
O Mandato da Luta também ajudou a levar luz para a comunidade de Agrário, através do programa Luz Para Todos, do Governo Lula, e já encaminhou diversas solicitações para ligações elétricas nas comunidades de Fazenda Lagoa do Morro, Mundo Novo, Jundiá, Assentamento São Joaquim e Estaleiro. Para o vereador Zé Filho (PT), importante parceiro de Zé Neto na luta por uma Macajuba melhor, as famílias contempladas tiveram um sonho antigo realizado. "Com a energia elétrica essas famílias poderão, além de condições para trabalharem no campo, ter ainda suas geladeiras, televisores e demais equipamentos. Nós políticos compartilhamos com cada morador dessas comunidades a alegria desse momento, porque acompanhamos de perto a luta pela realização desse sonho, que é um direito de todos", disse o vereador Zé Filho, na ocasião das inaugurações, em dezembro passado.
Zé Neto também trabalhou para levar água e saneamento para os habitantes de Macajuba, através da perfuração de poços artesianos e a construção de sistemas de abastecimento de água, nas comunidades de Engenho, Jundiá e Navegantes. Algumas solicitações também foram enviadas visando beneficiar as localidades de São Bento, Malhada Nova, dentre outras.