Balanço das atividades desenvolvidas pelo IMA no triênio 2007/2010 foi apresentado; Feira de Santana receberá ações no âmbito ambiental
“Tempo de Realizações – Desafios do Meio Ambiente” foi o tema do evento de encerramento das atividades de comemoração aos 27 anos do Instituto do Meio Ambiente da Bahia (IMA), antigo Centro de Recursos Ambientais (CRA), realizado nesta terça-feira (30) no auditório do Hotel Sol Barra, localizado no Porto da Barra.
A festividade contou com a destacada presença do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), uma das autoridades que compuseram a mesa de abertura do encontro.
O levantamento das atividades desenvolvidas pela autarquia no triênio 2007/2010, a elaboração de projetos para concurso público a fim ampliar o quadro de funcionários do IMA, além das parcerias realizadas para dar início ao monitoramento do ar na capital baiana e em sua região metropolitana foram alguns assuntos na pauta do Painel Ambiental apresentado por Elizabeth Souto Wagner que, na oportunidade, também despediu-se da diretoria do órgão, que faz parte da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA).
Beth Wagner destacou a importância do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GEAC), que durante fase de desenvolvimento contou com o suporte e trabalho de Zé Neto, na época oposição. O Programa atende a diretrizes do Governo Estadual de apoio à descentralização da gestão pública e tem como principal objetivo a estruturação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, o que permite, por exemplo, a emissão de Licenciamento Ambiental para empreendimentos e atividades de baixa complexidade pelos municípios, o que desafoga as demandas estaduais e concede maior autonomia aos municípios.
E por falar em desenvolvimento ambiental e autonomia municipal, Beth aproveitou para expor os trabalhos que o IMA pretende desenvolver em Feira de Santana. A idéia é regularizar o polo industrial da cidade do ponto de vista da variável ambiental. Para tal pediu o auxílio de Zé Neto, um dos parlamentares baianos que mais lutam em prol do desenvolvimento sustentável. “A regularização com certeza será um plus para o desenvolvimento e atração de empreendimentos para o município. Queremos aproveitar para pedir que o deputado nos auxilie nesse trabalho e se Deus quiser ele será reeleito para nos ajudar”, disse, aproveitando para expor que a primeira experiência de integração regional acontecerá em Feira de Santana, que passará a emitir licenciamentos no município e região. Dessa maneira, o empreendedor de Feira e adjacências não vai precisar deslocar-se até o Instituto para requerer licenças menos complexas.
Ratificando seu compromisso com a atração de melhorias para o meio ambiente e a qualidade de vida na Bahia, o parlamentar colocou-se a disposição. “Meio ambiente não é algo periférico no âmbito político, entendemos isso e enxergamos que é preciso, de fato, reestruturar as áreas degradadas ou em risco. Somos guardiões da vida e precisamos pensar no presente e no futuro. Vamos olhar para o interior do estado. Há muito a ser feito a nível de infraestrutura e desenvolvimento econômico, mas precisamos olhar pelo meio ambiente para não crescermos vazios, sem beleza, sem qualidade de vida”, ponderou.
Zé Neto - que esteve à frente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente (CPMA) da Casa Legislativa da Bahia durante dois anos consecutivos, assumindo sua primeira gestão em março de 2005, quando focou as ações desta Comissão nos planos de capacitação da sociedade, através de audiência pública, seminários e oficinas, e buscou ampliar a interlocução entre Governo e sociedade – finalizou seu discurso parabenizando a equipe do Instituto do Meio Ambiente. “Parabéns a vocês, atores importantes nas políticas públicas de meio ambiente. Contem comigo, com outros companheiros da Assembléia e com o governador Wagner, que tem apoiado e viabilizado melhorias para a Bahia nas mais diversas áreas”, declarou.
Presentes - além do deputado Zé Neto (PT), dos funcionários e membros da diretoria do IMA, também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente de Barreiras, João Bosco; o representante da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Laércio Dourado e o prefeito do município de Santana, Marco Aurélio Cardoso, dentre outras autoridades.