Parceria do Governo da Bahia com uma ONG está inserida no projeto da Via Expressa, e abrirá espaço para os moradores dos bairros do entorno da via
Estão abertas as inscrições para o curso Educar para Construir, que tem como objetivo preparar jovens de 18 a 24 anos para o mercado de trabalho na área da construção civil. O curso é uma parceria do Governo da Bahia com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), que desde 2006 vem qualificando jovens de baixa renda.
A Conder inseriu a proposta na Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, abrindo espaço para os moradores dos bairros do entorno da via. Em 2009, 50 alunos foram diplomados e já estão inseridos no mercado de trabalho.
Para participar, o interessado deve estar matriculado regularmente na rede pública de ensino, não possuir vínculo empregatício e ter renda familiar per capita de, no máximo, meio salário mínimo.
As aulas práticas e teóricas acontecem no Centro de Educação Desportiva (Cedep), localizado em Novos Alagados, subúrbio ferroviário de Salvador. Os alunos selecionados vão receber noções básicas de construção civil, como ajudantes de pedreiro, pintor, eletricista, carpinteiro, hidráulico e cadista.
O curso oferece também as disciplinas Matemática, Português, Informática e Desenho Técnico.
Inscrições estão sendo feitas no escritório da Via Expressa (Rua Jorge Novis, 10, Vila Laura, Salvador).