Deputado Zé Neto prestigiou a cerimônia e foi parabenizado pelo novo secretário devido ao Projeto de Modernização da Pecuária de Leite na Bahia
O deputado estadual Zé Neto (PT) prestigiou a cerimônia de transmissão do cargo de secretário da Agricultura de Roberto Muniz a Eduardo Salles, realizada na última quarta-feira (31), no auditório da Seagri. O novo secretário substitui o atual titular Roberto Muniz, que se desincompatibilizou da Secretaria para concorrer a cargo eletivo nas próximas eleições. No mesmo ato, foi apresentado o novo chefe de gabinete da Seagri, Antonio Barreto de Oliveira.
“Não vou deixar o trem que Roberto colocou nos trios descarrilhar”, disse o novo secretário Estadual da Agricultura, Roberto Salles, afirmando que a meta é trabalhar para consolidar as conquistas e estabelecer um plano estratégico de desenvolvimento para agropecuária para os próximos 20 anos. “Vou cuidar com zelo dos movimentos sociais e da agricultura familiar”, garantiu Salles.
Durante o seu discurso, o novo secretário fez referência ao trabalho desempenhado por Zé Neto em prol da cadeia produtiva do leite no Estado. Salles destacou o empenho do deputado para reestruturar e fortalecer a produção leiteira, tornando-a auto-suficiente, e considerou o deputado como “o grande lutador e idealizador da modernização do leite na Bahia”.
A cerimônia também foi marcada pela presença dos deputados das bancadas estadual e federal do Partido Progressista (PP), por técnicos e dirigentes da Seagri/EBDA/Adab/CDA/Bahia Pesca, e por representantes do BB, BNB, Ministério da Agricultura, MDA, Ministério Público da Bahia, Conab, institutos, associações, sindicatos, cooperativas, dentre outras entidades.
“Deixo a secretaria da Agricultura com a certeza do dever cumprindo, feliz por ver aqui reunidos representantes dos mais diversos segmentos e entidades da agropecuária, pois aqui é a casa de vocês”, disse Roberto Muniz, destacando que “tenho certeza que o trabalho terá continuidade, pois Eduardo Salles é capaz, competente, um homem digno e comprometido com a agropecuária”.
Perfil do novo secretário
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, Eduardo Salles, 44 anos, é mestre em Engenharia Agrícola, pela mesma universidade. Durante os últimos 20 anos atuou como gestor de empresas agroindustriais nacionais e multinacionais, a exemplo da holding agropecuária do Grupo OAS, do Grupo Português Espírito Santo, e do Grupo Americano Comanche Clean Energy.
Foi vice-presidente e por duas vezes presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia, (Assocafé), diretor Regional da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), conselheiro da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês, e presidente por três mandatos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. Atualmente é diretor da Associação Comercial da Bahia e chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia.
Em 2006 foi candidato a deputado estadual pelo PP, representando a agropecuária da Bahia, alcançando votação expressiva. No momento é membro da executiva estadual do PP, e presidente do partido em Salvador.