O Programa Mais Alimentos, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), foi criado no intuito de promover oportunidades para o desenvolvimento econômico e social da agricultura familiar. Em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), o projeto veio para corrigir as discrepâncias existentes entre o Nordeste e o Sul/Sudeste do país, criando oportunidade para o agricultor ter acesso a instrumentos de desenvolvimento antes nunca oferecidos.
A EBDA tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar, viabilizando as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores,
O programa possibilitou o agricultor Evandro da Silva Carvalho, da cidade de Tanquinho, a financiar sem juros, um moderno e equipado trator que custa R$ 98.300,00. O produtor que também cria gado das raças: pardo-suiço, girolanda e holandês, alegrou-se com a conquista e demonstrou-se esperançoso quanto a sua produção agrônoma.
A entrega do trator contou com a presença de representantes da EBDA e do deputado estadual Zé Neto (PT), que afirmou que o homem do campo precisa de incentivo para além de produzir seu sustento familiar, movimentar a economia e renda local, fortalecendo o ciclo econômico que promove o desenvolvimento da sociedade.
“Os agricultores beneficiados são selecionados pela equipe técnica da EBDA, que conhece de perto as necessidades e predisposição produtiva de cada terra. Tendo estes que comprovar a utilização de 1.000 horas/trabalho no local”, afirmou o técnico agrícola, João Edgar da Silva.
Este projeto do Governo Federal, lançado recentemente na Bahia, possibilita o agricultor a quitar o trator com 3 anos de carência e mais 7 anos para pagar. Além deste projeto, o Fundo de Combate a Pobreza (FECEP), selecionará produtores de gado da região para a fertilização de 10 mil bovinos, segundo Edilza Reis, gerente Regional da EBDA.