Com o objetivo de expandir o atendimento de 37,93% para 57,5% da população baiana, beneficiando cerca de 8.1 milhões de pessoas, mais 67 ambulâncias foram incorporadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). A cerimônia de entrega dos veículos foi realizada na manhã desta terça-feira (6), no estacionamento da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a presença do governador Jaques Wagner.
"O espírito do SUS só existe nessa parceria entre governo federal, estadual e municipal. O dono desse momento é o movimento da sociedade civil brasileira, o movimento sanitarista, que, há 30 anos, lutam para edificar nesse país o Sistema Único de Saúde", disse Jaques Wagner. Ainda segundo o governador, até o final do ano, a expectativa é de beneficiar 73% da população baiana.
Atualmente o serviço cobre 40 cidades. Os 66 municípios contemplados tiveram seus projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009. Com novas ambulâncias, o Samu amplia o número de sedes regionais de cinco, nas cidades de Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Paulo Afonso, para onze, com a inclusão das unidades de Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, Juazeiro e Senhor do Bonfim.
Das 67 novas ambulâncias, nove já estão nos municípios de Rio do Pires, Botuporã, Ibicoara, Ibipitanga, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Abaré e Ipupiara. Ao todo, são 66 municípios contemplados, sendo que Barreiras está recebendo duas unidades.
De acordo com o prefeito de Guajeru, Jorge Marques, que recebeu a primeira ambulância do Samu na cidade, a entrega dos novos veículos representa uma melhor qualidade de vida para a população. "Antes não tínhamos recurso para transportar as pessoas para hospitais com estrutura de atendimento. Muitas morriam na estrada. Agora, com essa iniciativa do governo federal e estadual, essas pessoas chegarão a salvo e receberão tratamento devido."
06
Abr