Zé Neto tem se locado com interlocutor entre o Estado e os representantes do setor; Execução do empreendimento fortalecerá uma das cadeias produtivas mais importantes do Estado
Na manhã desta quarta-feira (07), o deputado estadual Zé Neto (PT) reuniu-se com o presidente da Associação de Distribuidores e Atacadistas da Bahia (ASDAB), Israel Andrade e com assessor especial da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), André Juazeiro. Um dos motivos do encontro, que aconteceu nas instalações da Secretaria, foi discutir a criação do Polo de Distribuição Atacadista da Bahia.
O Polo deverá ser instalado em um dos trechos da BR 324. Para tal, o Governo do Estado já encaminhou plano de desapropriação, que se encontra na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), aguardando encaminhamento técnico para posterior publicação de decreto, que vai avalizar a desapropriação da área.
De acordo com Zé Neto, que tem colaborado para a interlocução entre o Estado e os atacadistas, no início da próxima semana será realizada mais uma reunião a fim de viabilizar a construção do que ele considera como um importante equipamento para o desenvolvimento da Bahia. “Este empreendimento, com certeza, irá gerar mais de seis mil novos postos de emprego ao tempo que fortalecerá uma das cadeias produtivas mais importantes do Estado. Ganham a região e o povo baiano”, disse o parlamentar.
O segundo tema, não menos importante, em debate durante a reunião é a atual situação do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), que existe, por regimento interno na SICM, mas que ainda não começou a desenvolver suas atividades. Por conta disso, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (08), o decreto Nº 12.042/2010 alterando dispositivos do decreto nº 8.446, de 10 de fevereiro de 2010, que aprova o primeiro regimento interno da SICM, ao qual o CDI, órgão de natureza consultiva, está vinculado. Esta medida concede funcionalidade ao Conselho que, posteriormente, ganhará mais uma sigla passando a se chamar Conselho de Desenvolvimento Industrial e Comercial (CDIC) e irá atuar no sentido de promover o desenvolvimento industrial e comercial na Bahia.
Uma das atribuições do Conselho é assessorar o secretário da Indústria, Comércio e Mineração na formulação da política industrial do estado, além de ser de sua incumbência opinar sobre a formulação e definição da política de incremento da indústria, além de opinar sobre sua definição e promover o desenvolvimento de agentes econômicos nos desafios da política voltada para o setor industrial baiano.