Programas de incentivos fiscais atraem empresas para o território baiano
Os programas estaduais para atrair empresas à Bahia garantiram a instalação da indústria Linde Gases. A empresa alemã foi implantada no Pólo Industrial de Camaçari e é responsável pela produção de oxigênio, nitrogênio e argônio para indústrias e hospitais.
De acordo com o diretor de Business e Chairman de Gases Industriais Brasil, José Fernando Rodrigues, o potencial do mercado baiano e o apoio do Estado em incentivos fiscais foram os principais motivos para que a empresa se instalasse no estado. Ele disse que a empresa também tinha necessidade de expandir sua produção para a região Nordeste.
“Os programas de apoio são sempre importantes para que um empreendimento de grande porte passe a operar em um estado. Quando pesamos o potencial de mercado expressivo com os incentivos fiscais, facilita ainda mais a nossa decisão”, explicou Rodrigues.
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, os incentivos fiscais atraem novas empresas e, consequentemente, incrementa a arrecadação estadual com o aumento do ICMS.
Desde 2007, apenas na região metropolitana foram instaladas cerca de 120 empresas, gerando emprego e renda aos baianos. “Fiquei quatro meses desempregado. Agora, que voltei a exercer a minha profissão, me sinto feliz e muito bem, porque voltei a ser útil para o meu estado e o meu país”, afirmou o técnico em Manutenção Industrial, José Raimundo Pereira.
A fábrica vai gerar cerca de 50 empregos diretos e indiretos na sua capacidade máxima. “A instalação da Linde representa um ganho para todos os baianos, principalmente na geração de emprego. Esperamos que a empresa amplie seus negócios no estado, porque, tenho certeza, que não vão se arrepender”, enfatizou o governador Jaques Wagner.