Programa alfabetiza jovens, adultos e idosos
O TOPA – Todos Pela Alfabetização –, lançado no dia 9 de maio de 2007, nasceu com a meta do governo de alfabetizar um milhão de jovens, adultos e idosos das camadas mais carentes até o final de 2010. O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esse é um direito do cidadão, e não prescreve com a idade. Além disso, tem como desafio assegurar que pelo menos 40% dos egressos do Topa dêem continuidade aos estudos.
O governador Jaques Wagner defende que "o TOPA não pode ser o programa apenas de um governo, mas sim, da sociedade baiana". E adverte: "Daqui a alguns anos, a gente tem que se orgulhar em dizer que acabou com o analfabetismo na terra de Anísio Teixeira, de Rui Barbosa, de Castro Alves”. Atualmente, o projeto abrange 415 municípios em todo o estado, além de contar com o apoio de 675 entidades que empreenderam ações de mobilização, estruturação e efetivação das turmas do projeto. Até 2009, 460 mil alunos foram alfabetizados. Nesse mesmo período, o projeto formou ainda 29 mil alfabetizadores qualificados e 87 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em novembro de 2008, 13 mil novas turmas do projeto tiveram suas atividades iniciadas, 482 mil alunos compõem estas novas turmas.
Os alunos do TOPA contam também com transporte gratuito quando necessário e alimentação no período das aulas, benefícios garantidos pela parceria do governo com as prefeituras. Além disso, o TOPA conta com uma assistência oftalmológica que atende oito mil alunos do projeto.
Na última semana de fevereiro de 2010, os gestores do TOPA participaram do 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais do TOPA, visando o compartilhamento de experiências e aperfeiçoamentos na gestão do projeto nos municípios. O encontro buscou tirar dúvidas, discutir dificuldades e buscar soluções para melhorar o sistema operacional do projeto. O TOPA já somou um investimento de cerca de R$ 96 milhões, recurso proveniente de diversas fontes, como a verba disponibilizada pelo governo federal através do projeto Brasil Alfabetizado.