Z Neto apia I Feira de Sade dos Agentes Comunitrios de Urand

Para o parlamentar, este passo serve para unificar a categoria no município e fortalecer seu elo com a comunidade

O mandato do deputado estadual Zé Neto (PT) percorreu aproximadamente 755 quilômetros para prestigiar a I Feira dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Urandi, município localizado na região sudoeste da Bahia, realizada nesta sexta-feira (10), na Praça do Mercado.
Oferecendo atendimento gratuito à comunidade, o evento - de iniciativa dos Agentes e que contou com apoio do parlamentar, da prefeitura local, da Diretoria de Atenção Básica do Estado, da Secretaria Municipal de Saúde e da 30ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), localizada em Guanambi - levou especialistas para fazer avaliação médica, como aferição da pressão arterial e tipagem sanguínea - teste realizado para estabelecer qual tipo de sangue e fator RH, se positivo ou negativo, as pessoas possuem.
Pela manhã, com significativa presença de estudantes e da comunidade em geral, temas relevantes, como Saúde da Criança e do Adolescente - explanado durante roda de conversa com a profissional de um dos Posto de Saúde da Família (PSFs) do município, doutora Maria Coelle – além de mini-palestras sobre tuberculose, Leishmaniose, leptospirose compuseram a programação matinal, que foi encerrada com um almoço, momento de confraternização entre os Agentes.
Para retomar as atividades e reconhecendo a importância de se evitar doenças sexualmente transmissíveis, durante a tarde, a temática entrou em pauta. Logo após, o momento foi de descontração. Tendas de cultura, encabeçadas por pessoas da chamada “melhor idade” expuseram e venderam materiais artesanais.
A presidente da Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde (FEBACS), Marivalda Pereira de Araújo, ressaltou o caráter educacional e de mobilização da Feira, espaço para publicizar os trabalhos desenvolvidos pela classe trabalhista. Marivalda também ressaltou os esforços de Zé Neto em prol da categoria. “Zé Neto está conosco há mais de vinte anos. Seu trabalho tem nos alertado, incentivado e nos dado mais forças para lutarmos pelos nossos direitos. Esta Feira, por exemplo, que contou com o apoio dele, é uma oportunidade para chamarmos a presença popular e educarmos a comunidade sobre seus direitos e deveres. Este é  também um momento propício para que a gente divulgue nosso trabalho, mostrando qual é o nosso papel junto as comunidade”, disse.
De acordo com Zé Neto, sua caminhada e a luta ao lado destes profissionais, que tanto contribuem para a saúde do povo baiano, prosseguem. “Já conquistamos muitas coisas juntos, mas ainda há muito a ser feito, principalmente no que tange a melhoria nas condições de trabalho da categoria”, ajuizou, aproveitando para parabenizar os idealizadores do evento. “Parabéns aos Agentes por este importantíssimo passo que, além de unir a categoria no município, também fortalece seu elo com a comunidade. Os reflexos serão transformações positivas”, disse.
Segundo o Secretário de Saúde e  presidente do PT no município, José Nilson de Sá, além de servir para mobilizar os urandienses, o evento também torna pública a Atenção Básica e os trabalhos desenvolvidos nos Postos de Saúde da Família (PSFs), mais um passo para humanizar e colocar em prática as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrando que a saúde não se restringe ao hospital. “Chamamos atenção para o fato de os Postos de Saúde da Família, que fazem parte do SUS, serem provedores de atendimento em saúde, principalmente às comunidades de baixa renda. Os profissionais destes Postos, onde são oferecidos gratuitamente remédios e atendimento médico e odontológico, por exemplo, vão às casas de quem precisa. Isso humaniza o Sistema. A população precisa e exige atendimento em saúde com qualidade”, ponderou.
Pensando nisso, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal  e os Municípios, tem fortalecido e ampliado este serviço. Urandí, por exemplo, há poucos anos contava apenas com dois PSFs, atualmente possui quatro e já caminha para o quinto, que deve ser instalado em breve, já que o Governador Jaques Wagner (PT) já liberou o repasse de verbas para a realização de sua primeira etapa.
Para finalizar seu discurso, Nilson relembrou a atuação conjunta entre ACS, médicos, dentistas e enfermeiros nos PSF’s. “Vale relembrar o trabalho dos Agentes dentro dos Postos, servindo de ligação entre a comunidade e o SUS,  identificando situações de risco e orientando as famílias a procurarem atendimento especializado”, disse, ressaltando também os trabalhos realizados pelos Agentes Comunitários de Combate às Endemias (ACE). “Não podemos deixar de lembrar dos trabalhos desenvolvidos pelos ACE aqui na região que, com muita garra, briga a favor da prevenção de doenças como a de Chagas e a Leishmaniose, batendo de porta em porta, alertando a população sobre como evitar que os vetores destas enfermidades se alastrem”, disse.
A apresentação musical de uma banda de forró encerrou a programação do evento.
Urandí e os Agentes – Com aproximadamente dezesseis mil e trezentos habitantes, Urandí conta com 40 Agentes Comunitários de Saúde, quantidade que está abaixo do teto estabelecido pelo Ministério de Saúde, que seria o de 41 profissionais. A realização de seleção pública é uma alternativa para completar o quadro. “Precisamos abrir, assim que surgir a primeira oportunidade, uma seleção para contratar mais agentes. Penso que se tivéssemos mais três Agentes, ultrapassando o teto, poderíamos atender melhor a população”, ponderou o secretário.

Acesse nossa galeria e confira as fotos da Feira.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323