Centro de Convenções passa a ser território das Nações Unidas e será palco de um dos principais eventos já sediados no Brasil
Em solenidade, neste domingo (11), o Governo da Bahia entregou as instalações do Centro de Convenções para o secretário executivo do 12º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU), John Sandage. O local do evento passa a ser território das Nações Unidas até o final dos trabalhos no dia 19 de abril.
Para sediar o Congresso, o Centro de Convenções da Bahia (CCB) passou por reformas e adequações para atender às exigências do fórum global, que tem início nesta segunda-feira (12), em Salvador.
O evento contou com a presença do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), e foi marcado pela entrega de presentes simbólicos pelo secretário do Congresso e pelo governador Jaques Wagner.
“A hospitalidade, a tradição e a energia do povo baiano vão contribuir para o sucesso do evento”, disse o governador Jaques Wagner. Para ele, o Centro de Convenções está preparado para receber eventos internacionais do mesmo porte.
Para discutir o tema “Estratégias Globais para Desafios Globais: A Prevenção do Crime e o Desenvolvimento dos Sistemas de Justiça Criminal em um Mundo em Transformação” são esperados quatro mil participantes de 140 países entre especialistas, formadores de opinião, organizações não-governamentais, delegações estrangeiras, ministros e chefes de estado.
Homenagem
Na ocasião, o Congresso da ONU homenageou Socorro Nobre, que na década de 80 foi acusada e condenada como cúmplice no assassinato de seu irmão. Socorro passou grande parte de sua vida na cadeia em Ilhéus, Itabuna e Salvador ajudando detentas sem escolaridade a escrever cartas para suas famílias e amigos. Sua história parou nas mãos do cineasta Walter Salles, que transformou sua vida em documentário, em 1995, e inspirou a personagem Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, em Central do Brasil.
Logística
Concentrando todos os esforços para sediar este evento internacional, os governos estadual e municipal estão trabalhando juntos em apoio à organização nacional, sendo 11 mil profissionais de segurança envolvidos. Oito mil da Polícia Militar e três mil da Polícia Civil.
O espaço aéreo do perímetro do evento também estará restrito. Por medida de segurança, apenas aeronaves previamente autorizadas pela aeronáutica poderão trafegar em determinados pontos da cidade. O comércio nos arredores atenderá apenas aos congressistas.
Também estão previstas alterações nas vias que margeiam o centro de convenções. A organização orienta os condutores de veículos que evitem trafegar nas imediações do local. Nos dias 17 e 18, o trânsito será interrompido nesta área, das 8h às 10h e das 17h às 18h.
Histórico - O 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado a cada cinco anos em diferentes partes do mundo, tem como objetivo debater questões ligadas a infância, juventude e crime, terrorismo, prevenção criminal, tráfico de migrantes e pessoas, lavagem de dinheiro, dentre outros temas. A iniciativa, que acontece desde 1955, contribui para a formulação de políticas nacionais e internacionais, com discussões de ideias e novas abordagens para situações relacionadas a uma das instituições mais importantes dos Estados Contemporâneos: o sistema de justiça criminal. Para mais informações sobre o Congresso acesse www.crimecongress2010.com.br