Encontro em Queimadas contou com participação de representantes do mandato do deputado estadual Zé Neto e produtores da região
A bandeira erguida pelo deputado estadual Zé Neto (PT) em prol do beneficiamento do leite foi lembrada durante reunião no município de Queimadas na sexta-feira (09), para discutir a questão da qualidade do leite produzido no semiárido baiano. O evento contou com a participação dos produtores de leite da região, diretores e representantes da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB), Gianpiero Libório di Credico, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Osvaldo Santana, além da participação do técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/Pará), Ricardo Custosa, do secretário de Agricultura do Município, Antônio Carlos Cajaíba e do assessor do deputado Zé Neto, Uedson Lima.
“O deputado é um símbolo e uma referência para todos nós”, acrescenta o diretor da EBDA, Osvaldo Santana. O assessor do deputado, Uedson Lima, frisou a importância dos produtores se organizarem ainda mais. Para ele, é preciso avançar, pois com as informações precisas será possível crescer e criar perspectivas de futuro para a agricultura da Bahia.
Durante o encontro, foi apresentado aos participantes um diagnóstico do Georreferenciamento da Bacia Leiteira de Queimadas. Atualmente, a grande preocupação refere-se ao fato da necessidade de reestruturação, uma vez que existe um pólo em potencial a ser explorado na região. “É imprescindível acordar para esse fator, pois Queimadas tem plenas condições de alavancar a atividade leiteira e quadruplicar sua produção”, afirma Osvaldo.
Gianpiero Libório di Credico, diretor da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia, também alertou para o fato do risco eminente quanto à reestruturação. Na opinião dele, há um grande perigo para o consumidor final quando o leite produzido não passa por um controle de qualidade.
A cooperativa beneficia mais de 1.500 produtores em 18 municípios da região. Entretanto, a finalidade maior é beneficiar 30 mil produtores e agricultores familiares através dos cooperados.
“Pai do leite” na Bahia
Um dos idealizadores da marca ‘Leite Bahia’ e incentivador da instalação da Câmara Setorial do Leite, Zé Neto, tem comemorado novas conquistas para o setor. O deputado vem debatendo a reestruturação da cadeia do leite pelo interior do Estado para organizar os pequenos produtores e construir pólos leiteiros.