Agropecuria da Bahia ser planejada para os prximos 20 anos

Planejamento deve focalizar questões como logística, armazenamento, comercialização, verticalização das cadeias, entre outros.

“A Bahia tem uma matriz produtiva muito grande. Aqui produzimos praticamente tudo”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao abrir na manhã desta terça-feira (13), em Ilhéus, o seminário de trabalho que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza até quinta-feira (15).
O secretário destacou o trabalho realizado pelos técnicos da instituição, que faz parte da estrutura da secretaria, e disse que “nossa meta é organizar, até o final deste ano, um planejamento estratégico para a agropecuária baiana para os próximos 20 anos”.
Ele explicou que “não podemos ficar apagando incêndios e resolvendo questões pontuais. Devemos e vamos fazer um planejamento estratégico para o setor, criando condições para o desenvolvimento da agropecuária da Bahia”.
O secretário detalhou que o planejamento deve ser elaborado através de câmaras setoriais, a exemplo das já organizadas câmaras do cacau, do leite, da carne e das fibras naturais. Segundo ele, 20 cadeias produtivas já foram eleitas como prioritárias. “Cada cadeia terá a missão de, até outubro deste ano, apresentar o planejamento, detalhando os planos de trabalho para as próximas duas décadas”, observou.

Vacinação conta a aftosa
Salles elogiou a direção e a equipe técnica da Adab, ressaltando o recorde de 97% de vacinação contra a febre aftosa, obtido no ano passado. “Nosso desafio agora é superar esta marca e obter o status de estado livre da doença sem vacinação”, observou.
Ele lembrou que uma das metas para este ano é, até novembro, extinguir a zona-tampão localizada nas regiões norte e oeste da Bahia, e destacou o acordo técnico celebrado com o governo do Piauí e com o Ministério da Agricultura com esta finalidade.
A reunião de trabalho que a Adab está realizando tem o objetivo de avaliar as ações feitas em 2009 e traçar as diretrizes para a defesa agropecuária do estado este ano. Participaram da abertura, além do secretário, o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto, os diretores de Defesa Vegetal e Animal, Armando Sá e Rui Leal, o diretor de Inspeção, Paulo Emílio Torres, o diretor administrativo Adolfo Cavalcante, o coordenador regional de Itabuna, João Carlos Oliveira, e o coordenador regional de Feira de Santana, Aurino Soares, representando todas as coordenadorias da agência. A Ceplac esteve representada pelo agrônomo Mário Carvalho. O encontro tem a participação de assessores coordenadores de programas, coordenadores regionais, gerentes e técnicos. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323