CCJ aprova indicação de Plínio Carneiro Filho para o TCM

Deputados das mais diversas correntes elogiaram a trajetória do técnico escolhido pelo governador

Em reunião extraordinária, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (15), o nome de Plínio Carneiro Filho para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A votação foi secreta e unânime – sete titulares e um suplente se posicionaram a favor do indicado, quorum "difícil de ser conseguido" no colegiado. A ressalva é do presidente da CCJ, deputado Zé Neto (PT), explicando que tanto a unanimidade quanto a presença maciça dos deputados à sessão deveram-se "ao excelente currículo" do indicado do governador Wagner. A previsão é de que já nesta terça-feira o nome de Plínio Carneiro vá à apreciação do plenário.
A expectativa do líder governista Waldenor Pereira é a de que haja dispensa das formalidades regimentais, a partir de um acordo de lideranças, para abreviar a votação em plenário. Plínio Carneiro esteve presente à reunião da Comissão de Constituição e Justiça e ouviu, mais uma vez, o apelo dos parlamentares para que humanize o Tribunal de Contas, especialmente quando da análise das contas dos municípios.
A aposta dos deputados é a de que, por ser um técnico e funcionário de carreira (fato que justificaria, também, a boa aceitação do candidato) ele esteja atento à realidade das prefeituras e que esta se sobreponha à aplicação exclusiva da lei.

EXPECTATIVA
Plínio Carneiro Filho foi, mais uma vez, saudado pelos deputados dos partidos com representação na CCJ como uma esperança de posições "serenas e assentadas na justiça social". Este foi o destaque do petista Zé Neto, corroborado pelo líder governista Waldenor Pereira, que aproveitou para parabenizar o governador pela boa indicação. E garantiu que Wagner agiu em consonância com a Constituição estadual, em provável alusão a questionamentos sobre se a indicação do futuro conselheiro caberia ao Executivo ou ao Ministério Público.
O deputado Paulo Azi (DEM) endossou os elogios em nome da bancada de oposição, reforçou a crença na "quebra de paradigmas" depositada em Carneiro Filho como conselheiro do TCM e igualmente previu votação unanime do plenário na próxima terça-feira. Além dos deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça, a votação de ontem esteve prestigiada pelos democratas Júnior Magalhães e Misael Neto.
Na última terça-feira, a CCJ realizou sessão ordinária constitucional com a presença do indicado, quando o PMDB pediu vistas à mensagem do Executivo, o que adiou a votação secreta para ontem. Plínio Carneiro (que substituirá o ex-conselheiro Otto Alencar) comprometeu-se, então, a agir em atenção à realidade dos municípios e das gestões e garantiu que manterá, ao longo do tempo, este perfil declinado na presença de 42 parlamentares que transitaram na CCJ.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323