Execução do empreendimento fortalecerá uma das cadeias produtivas mais importantes do Estado
Definir os detalhes da viabilização do terreno onde será instalado o Polo de Distribuição Atacadista da Bahia, bem como sua infraestrutura e canais de financiamento para empreendedores. Este foi o motivo da reunião que ocorreu durante um almoço na tarde desta sexta-feira (16) em um dos restaurantes localizados na orla da capital baiana.
Durante o encontro, que contou com a presença do assessor especial da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), André Joazeiro, do presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia (ASDAB), Israel Andrade e do presidente da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), Teobaldo Costa, foram discutidos, também, o tamanho dos lotes e a disposição das empresas dentro do complexo.
De acordo com o deputado estadual Zé Neto (PT), que tem colaborado para a interlocução entre o Estado e os atacadistas, os arranjos para a construção do Pólo, que tem o seu total apoio e deverá ser instalado em um dos trechos da BR 324, estão tomando contornos definitivos graças aos empenhos do representante da SICM, André Juazeiro. “A presença de André tem alavancado fortemente os traços e, seguramente, levará à execução do projeto ainda neste ano”, avaliou.
Outro ponto relevante, na opinião do parlamentar, é a organização do setor, que conta com a colaboração permanente da ASDAB e da ABASE. “As duas associações estão trabalhando para que as decisões tomadas no âmbito governamental encontrem legitimidade e adequação aos interesses empresariais que norteiam a construção deste empreendimento”, ponderou.
Zé Neto tem participado ativamente de encontros e debates referentes ao desenvolvimento do setor atacadista baiano e objetiva a criação do Polo de Distribuição, bem como a organização e a abertura de linhas de créditos para empreendedores do estado junto ao Banco do Nordeste e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), dando compasso a esse importante instrumento de promoção do incremento do setor atacadista baiano.
Ainda no início da semana, o parlamentar reuniu-se na sede da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração para acertar os últimos detalhes da instalação da Câmara Setorial do Atacadista, Distribuidor e Varejista do Estado da Bahia, outra importante ferramenta para o suporte do crescimento do Estado que também conta com os empenhos do parlamentar.
A câmara terá a finalidade de assessorar o secretário da indústria, comércio e mineração (cargo agora ocupado pelo Sr. James Correia) na formulação da política industrial, definindo diretrizes e avaliando os resultados das ações implementadas pelo Estado no que tange o desenvolvimento de agentes econômicos nos desafios da política voltada para o setor industrial baiano.