Governo do Estado e prefeitura de Feira investem em segurana na Micareta 2010

O esquema de segurança montado tornou a festa mais segura e com queda nos índices de violência

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, investiu bastante na segurança da Micareta 2010. Visando evitar a entrada de armas e utensílios perigosos, este ano o esquema de segurança foi desenvolvido por cerca de cinco mil policiais, além da utilização de câmeras de segurança em todo o circuito e nos caixas eletrônicos da Estação Rodoviária.
Uma Central de Flagrante funciona no Colégio Estadual de Feira de Santana, onde também houve uma unidade da DAI (Delegacia Para o Adolescente Infrator). Na sede da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decarga) está funcionando uma Delegacia Especial de Área (DEA), que entre as atribuições, faz o registro de extravio de documentos. Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira), do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), e também da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM), reforçam o policiamento.
No circuito da festa, foi instalada a Escola Itinerante de Informática no ônibus digital, para as atividades da Polícia durante o evento.  De acordo com o delegado Fábio Lordello, coordenador da 1ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia), foram montados quatro Postos Policiais Integrados (PPIs), que permitirão o registro de qualquer tipo de ocorrência, inclusive envolvendo a custódia de presos. Além de um sistema visando combater o furto de veículos. Sendo inclusive utilizado este ano o “black berry”, equipamento que possibilita a consulta instantânea da situação de veículos, no intuito de repetir o sucesso da festa do ano passado.
Destaques
Além das ações na área de saúde e segurança, o deputado estadual Zé Neto (PT) destacou a importância de se investir em Feira de Santana, pela sua grande importância no cenáro baiano. “Foram investidos mais de R$ 700 mil, sendo R$ 100 mil para a TV Educativa da Bahia (TVE), que transmite a Micareta ao vivo elevando a festa em toda a Bahia, R$ 250 mil para a implantação do programa Ouro Negro, garantindo a participação dos blocos e agremiações de matrizes afro-descendentes, e R$ 350 mil em cotas de comunicação, que ajudaram na propagação e realização da festa, fundamental para a economia da região”, concluiu o deputado.
Mais de 250 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, atuam no município, num trabalho conjunto com a Polícia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário. Além de quatro viaturas por sub-área funcionando 24 horas, 42 portões de acesso com dois PMs por portão, resultando no envolvimento de 84 policiais militares por turno e apoio dos pelotões Asa Branca e do Moto Centro. A Prefeitura pôs também 30 agentes da Brigada de Emergência da Guarda Municipal em apoio ao 2º Grupamento de Bombeiro Militar à disposição da população.

 

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