Feriado de Tiradentes faz uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira morto em 21 de abril de 1792
Poucas pessoas lembram de fato o motivo de algumas datas serem consideradas feriados. Hoje, por exemplo, dia 21 de abril, apesar de ser narrado por professores na escola é esquecido pela população.
O feriado nacional mais conhecido como Tiradentes, apelido como era chamado Joaquim José da Silva Xavier, faz uma homenagem à sua morte, que foi esquartejado por causa de seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos do Brasil no intuito de conseguir a independência em relação a Portugal.
Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (atual cidade de Tiradentes) e São João Del Rei (Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto). Filho de um pequeno fazendeiro, Tiradentes ficou órfão aos 11 anos e não fez estudos das primeiras letras de modo regular.
Exerceu diversos trabalhos: foi mascate, pesquisador de minerais e médico prático. Tornou-se conhecido, na sua época, na então capitania, pela habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.
Com o objetivo de conquistar a Independência do Brasil, Tiradentes integrou o movimento dos inconfidentes mineiros junto a vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados. Pretendia-se proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.
Por ser um excelente comunicador e orador e possuir boa capacidade de organização e liderança, Tiradentes foi escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Porém, em 1789, após ser delatado pelo coronel Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca e executado em 21 de abril de 1792 no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste
Com informações da Tribuna da Bahia, Uol e Jornal do Commercio