O significado histrico do dia 21 de abril

Feriado de Tiradentes faz uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira morto em 21 de abril de 1792

Poucas pessoas lembram de fato o motivo de algumas datas serem consideradas feriados. Hoje, por exemplo, dia 21 de abril, apesar de ser narrado por professores na escola é esquecido pela população.
O feriado nacional mais conhecido como Tiradentes, apelido como era chamado Joaquim José da Silva Xavier, faz uma homenagem à sua morte, que foi esquartejado  por causa de seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos do Brasil no intuito de conseguir a independência em relação a Portugal.
Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (atual cidade de Tiradentes) e São João Del Rei (Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto). Filho de um pequeno fazendeiro, Tiradentes ficou órfão aos 11 anos e não fez estudos das primeiras letras de modo regular.
Exerceu diversos trabalhos: foi mascate, pesquisador de minerais e médico prático. Tornou-se conhecido, na sua época, na então capitania, pela habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.
Com o objetivo de conquistar a Independência do Brasil, Tiradentes integrou o movimento dos inconfidentes mineiros junto a vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados. Pretendia-se proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.
Por ser um excelente comunicador e orador e possuir boa capacidade de organização e liderança, Tiradentes foi escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Porém, em 1789, após ser delatado pelo coronel Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca e executado em 21 de abril de 1792 no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste
em Vila Rica, destruíram a casa em que morava, confiscaram seus bens e declararam infames os seus descendentes.
Com informações da Tribuna da Bahia, Uol e Jornal do Commercio

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323