Suvisa alerta que as ações de combate à dengue devem continuar
No primeiro trimestre de 2010, a Bahia registrou uma redução de 87,3% no número de notificações de casos de dengue. No mesmo período, houve uma redução superior a 600% no número de óbitos decorrentes da doença. Neste ano, foram notificados 12.250 casos de dengue clássica e confirmados 101 casos da forma grave da doença; em 2008 houve 75.463 notificações deste tipo da doença com 38 óbitos.
A redução no número de casos é resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com secretarias municipais, órgãos públicos e organizações não governamentais. A Sesab continua promovendo ações intensivas para o controle da doença, principalmente nos municípios que apresentam os maiores índices de infestação.
Para intensificar o combate a dengue, a Sesab investiu mais de R$ 1 milhão em kits para Agentes Comunitários de todos os municípios baianos e agentes de combate de endemias de municípios com menos de 20 mil habitantes receberam, da Sesab, kits de trabalho, com boné, três camisas e mochila.
Mesmo com a redução no número de casos, a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) da Sesab, Lorene Pinto, revela que o alerta deve continuar, porque a dengue tem forma imprevisível. A participação da população é fundamental no processo de combate à doença, principalmente dentro de casa, com a eliminação de recipientes que podem acumular água parada, servindo de criadouro do mosquito transmissor da doença.