Cinqüentenário é tema de diversas comemorações
Nascida há exatamente 50 anos, a capital do país, Brasília, completou ontem mais um ano de vida. Reunindo mais de 200 mil de pessoas na Esplanada dos Ministérios, todos que lá estiveram cantaram o “Parabéns a Você”.
Ao longo do dia, uma programação diversificada foi montada para alcançar todas as faixas etárias. Dentre as atividades constaram plantio de mudas de árvores típicas da região, maratona e um jogo de vôlei de praia. Dentre as atividades programadas para a mais jovem capital do Brasil, a esquadra da fumaça deu um show à parte, riscando o céu brasiliense com suas acrobacias e manobras radicais e encantando a todos. Os paraquedistas do Exército também compareceram e, aproximadamente, 50 homens desceram no gramado próximo ao Teatro Nacional. O público também pode conferir música e apresentações culturais.
Um pouco de história
Inaugurada em 1960, o projeto de Lucio Costa foi escolhido por meio de um concurso, que teve em sua comissão julgadora o arquiteto britânico William Holford, o francês André Sive, o americano Stamo Papadaki e o brasileiro Oscar Niemeyer.
O empreendedorismo de Juscelino Kubitschek ajudou a erguer Brasília, tornando-se uma das capitais mais prósperas do país. Com a transferência da capital para o Planalto Central, os olhos do Brasil voltaram-se para o seu interior. Estradas foram construídas, revelando o grande potencial econômico guardado no Planalto Central.
Brasília nasceu de um sonho, da atitude corajosa de um homem que serve de exemplos para muitos administradores e gestores.