Primeira Conferência realizada em Feira de Santana
Na última quarta-feira, 21, foi realizada a primeira Conferência Territorial da Economia Solidária, no Acalanto Convenções, em Feira de Santana e contou com a presença maciça dos integrantes de 12 municípios do Portal do Sertão. O objetivo foi o de discutir as propostas de políticas públicas para o setor e eleger os delegados para participar da conferência estadual.
O deputado estadual do PT, Zé Neto, prestigiou o evento e falou aos participantes sobre a sua importância. “Esse é um passo muito importante, um momento rico, pois o que está sendo feito aqui futuramente trará bons frutos”, avaliou o deputado.
Com um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar, a economia solidária tem o propósito de propiciar a milhares de pessoas uma oportunidade de gerar renda. Nos últimos anos, o trabalho desenvolvido através de cooperativas vem se mostrando totalmente positivo e, dentre as atividades, também estão incluídas as associações, que realizam a produção de bens, prestação de serviços, comércio justo e consumo solidário.
“É preciso que a gente comece a se apropriar mais do que é nosso. Para se ter uma ideia do que acontece hoje, a Bahia importa 700 milhões de litros de leite ao mês. Algo totalmente desnecessário, pois nós temos potencial para suprir essa demanda”, avaliou Zé Neto.
Outro ponto destacado pelo parlamentar foi a isenção do ICMS para quem trabalha com agricultura familiar. “A Ebal hoje não cobra absolutamente nada e, no entanto, o que falta são os projetos. É de extrema necessidade que as pessoas aqui reunidas comecem a se estruturar nesse sentido”, orientou o deputado.
A economia solidária representa uma nova alternativa para o desenvolvimento sustentável. E os resultados nas áreas da economia, política e cultura são divididos entre os participantes, sem distinção de idade, raça ou crença religiosa.