No dia 26 de abril de 1500, foi celebrado o primeiro culto católico em terras brasileiras. A solenidade, que aconteceu na praia da Coroa Vermelha, litoral sul da Bahia, foi encabeçada pelo frei Henrique Soares de Coimbra.
Na tarde desta segunda-feira (26), exatamente 510 anos após esse feito, padres, fiéis, políticos e representantes indígenas e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) compareceram a Santa Cruz Cabrália, extremo sul do Estado, para, na Praça do Cruzeiro, realizar, mais uma vez, a réplica da primeira missa, celebrada por Dom José Edson Santana. “Aqui, há mais de cinco séculos, fizemos a primeira missa. Hoje vocês revisitam a Praça e a Boa Notícia. Esta é uma forma de manter vivos o respeito e a fé em Cristo”, disse.
O deputado estadual, Zé Neto (PT), compareceu à "cidade-berço da Civilização Brasileira" para prestigiar o evento e aproveitou para ter contato com a arte indígena. “Estar aqui, fazendo um resgate da identidade de nosso povo e relembrando essa data histórica para o Cristianismo e toda a comunidade cristã brasileira, é um privilégio”, disse.
Acesse nossa galeria e confira as fotos da solenidade.
27
Abr