Zé Neto promove audiência e reúne políticos, empresários e representantes de instituições para debater a BR-324

Encontro tratou das obras em andamento e da duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana

Uma das mais importantes malhas viárias do estado da Bahia, a BR 324, foi tema de uma audiência pública na cidade de Feira de Santana. Reunidos no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, autoridades políticas e representantes das mais importantes instituições interessadas no assunto dialogaram sobre as obras em andamento. Como pauta para discussão, os presentes também falaram sobre a duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana; dificuldades encontradas pelas pessoas que trafegam pela BR-324, além dos parâmetros, prazos e condições para cobrança de pedágio.
Estiveram presentes o deputado estadual Zé Neto, o presidente do Consórcio ViaBahia, Sérgio Santillán, os prefeitos de Feira de Santana e Amélia Rodrigues, Tarcízio Pimenta e Antônio Carlos Paim (Toinho) e os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Administração, José Pinheiro, Carlos Brito e João Marinho, respectivamente. Também prestigiaram o evento os diretores do Centro Industrial de Subaé (CIS), José Mercês de Oliveira e Vacarezza, a presidente do Sindicato Rural, Conceição Borges; representando a Agerba, Rosevaldo Ferreira e Alberto Delgado; o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alfredo Falcão, além da presença de empresários e da comunidade.
De acordo com o idealizador do encontro, Zé Neto, o momento é oportuno para o debate. “Em tese, sou a favor que os Estados façam a reconstrução de suas estradas, mas agora que a BR-324 foi concedida para recuperação, temos que abrir espaços como este para discussão. Tudo isso para que o sistema funcione adequadamente”, salienta.
Unidos por um só pensamento, os presentes demonstram suas angústias e anseios no processo de recuperação da malha viária. “Nós estamos preocupados, procuramos a ViaBahia e precisamos estreitar esse relacionamento para agilizar o processo de construção. Esse diálogo é necessário porque os projetos precisam ser aprovados pela prefeitura e a recuperação da BR-324 vai afetar cerca de 150 mil pessoas que moram na região, a partir da área do Clube de Campo Cajueiro”, afirmou Carlos Brito, secretário de planejamento.
Outro ponto que ganhou destaque durante o encontro foi a questão do recapeamento asfáltico. Em decorrência das fortes chuvas que castigaram o trecho nas últimas semanas, buracos formados na avenida causaram acidentes em diversos pontos da BR-324. Santillán disse que as melhorias realizadas neste sentido pela concessionária foi uma operação tapa-buracos. Ele revelou que em 27 dias foram registradas 2.500 atendimentos e 95% dos buracos foram localizados em pontos onde ainda não houve intervenção da concessionária. “O pouco que foi feito, contribuiu para a redução da quantidade de acidentes. Isso é sempre motivo de preocupação para nós, pois a quantidade de veículos circulando é muito grande e a tendência é aumentar”, alertou Rosevaldo Ferreira, representante da Agerba.
Com um investimento total de R$ 2,1 bilhões, a diretoria da concessionária tem se mostrado preocupada com a duplicação, recuperação e manutenção da malha viária. “Na minha avaliação, a realização dessa audiência pública é uma fiel demonstração do exercício da democracia”, destacou Sérgio Santillán.
A ViaBahia administra desde 2009 o trecho da BR-324 que compreende Salvador e Feira de Santana e o trecho da BR-116, entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais. Segundo Santillán, a concessionária tem o propósito de melhorar a trafegabilidade e reduzir o número de acidentes.
“Meu interesse é o de prestar os esclarecimentos necessários para a comunidade. Já fizemos a aerografia do Anel de Contorno e da BR-324 e, em julho, teremos a definição do projeto para apresentar aos prefeitos”, garantiu. Outro ponto destacado pelo presidente da ViaBahia foi o atraso no cronograma. De acordo com Sérgio Santillán, o atraso também se deu em decorrência das greves dos operários de construção pesada.
A programação seguida pela concessionária revela que nos primeiros seis meses será feita uma recuperação emergencial em todo o trecho da BR-324. Depois disso será a vez do monitoramento da rodovia e, só então, a empresa partirá para o projeto executivo de recuperação.
“É importante lembrar que todos os projetos deverão passar por uma avaliação técnica da ViaBahia e que será autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, comunicou Santillán.
Para o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, o encontro foi totalmente positivo. “Isso mostra o quanto estamos amadurecendo, pois se a prefeitura é cobrada pela população, nós também precisamos obter respostas da concessionária e o caminho que temos a seguir é este: o do diálogo”, afirmou o prefeito.
A BR-324 é uma rodovia que desempenha importante função, interligando o interior à capital baiana, tornando-se assim, uma das principais malhas rodoviárias no estado da Bahia. Beneficiados com a intervenção da BR-324 estão os municípios de Candeias, Simões Filho, Santo Amaro, Feira de Santana, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde e Conceição do Jacuípe.
Com um prazo de 25 anos, a concessionária ViaBahia administrará os 113,2 quilômetros de extensão da rodovia que liga Salvador a Feira de Santana. A programação da empresa é dentro de 15 anos, executar a duplicação de todo o trecho concedido. Os usuários pagarão R$ 1,70 em cada uma das duas praças entre Salvador e Feira de Santana. A cobrança acontecerá em julho, quando os trabalhos iniciais devem ser concluídos e a fiscalização será empreendida pela Fiscalização de Transportes.
Estima-se também o pagamento de mais de R$ 286 milhões com Imposto Sobre Serviço (ISS), que beneficiará 26 municípios cortados pelas Brs 324 e 116. Para o sistema de controle de tráfego, serão implantadas 136 câmeras, 15 veículos de inspeção e painéis de mensagens variáveis.
Acesse nossa galeria e confira as fotos da audiência.


 

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