Foco da reunião foram medidas para fortalecimento da agricultura familiar e melhorias na saúde da região
Na tarde desta quinta-feira (7), o deputado estadual Zé Neto (PT) esteve na cidade de Pojuca para dialogar com líderes de sindicatos e associações ligados à agricultura familiar e as questões de Saúde Pública.
Na oportunidade, Zé Neto, interlocutor entre o Governo da Bahia e diversos setores, relembrou seu trabalho junto a várias categorias, cujo objetivo maior é a organização, a regularização e a melhoria nas condições de trabalho e prestação de serviço. “Estamos focando na organização e na formação de cooperativas e associações a fim de subsidiar melhorias que atinjam a coletividade. Isso vai desde quem presta serviço até quem necessidade deles”, disse, aproveitando para ressaltar que seus empenhos são em prol das categorias independente de questões partidárias.
Edenil Almeida, membro da Comissão e da Associação dos Trabalhadores Rurais do município, expôs a vontade da agremiação em reduzir o êxodo rural, através da qualificação profissional e da exploração da capacidade produtiva no âmbito da agricultura familiar, na região. “Pojuca tem terra boa, mas não tem mercado. A mão-de-obra daqui está indo para outras localidades em busca de oportunidades. Há produtos que aqui na feira são muito caros porque a gente não aproveita nosso potencial em agricultura. A galinha caipira, por exemplo, é o carro forte daqui, mas precisa de especificação para ir para o mercado”, expôs e também sublinhou os trabalhos que a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) tem desenvolvido na região, como a construção de poços, que implica na ampliação do oferecimento de água potável, propícia para o consumo humano.
Sobre os trabalhos direcionados para a agricultura, Edenil disse que a Cerb já apresentou projeto, que contemplará conjuntos de comunidades, e adiantou-se em dizer que o gargalo na região é a cultura de época, o que demanda sistema de irrigação para que haja diversificação na quantidade e qualidade de produtos alimentícios postos à venda.
Com relação a estas últimas observações, o parlamentar sugeriu, mais uma vez, integração. “Não canso de dizer que precisamos agrupar para fortalecer. Sugiro que vocês organizem uma cooperativa de produção para benefício comum desta atividade econômica, que é a agricultura familiar, com objetivo de diferenciar os produtos cultivados, diminuir custos, aumentar renda e aproveitar as oportunidades de oferta ambiental”, disse.
A estudante de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FTC), Márcia Bastos, aproveitou para pedir apoio quanto a Políticas Públicas voltadas para Educação e Saúde no município, principalmente no que diz respeito à capacitação dos Agentes de Saúde. “Precisamos de auxílio maior em saúde e ensino, estamos carentes de pessoas que, aqui, trabalhem nesse sentido. Os Agentes de Saúde que, por exemplo, são bases para a saúde pública, estão precisando de cursos de capacitação para atender melhor a comunidade e, com suas ações preventivas, evitar que pequenas demandas cheguem aos hospitais”, observou.
O deputado, que há 20 anos caminha ao lado dos Agentes, respondeu dizendo que está à disposição no que tange a melhorias para a qualidade de vida dos baianos. “Estou aqui na perspectiva de conciliar meu papel de interlocutor entre os municípios e o estado para sustentar, dentro da legalidade, os interesses daqueles que, assim como eu, sejam compromissados com o bem-estar comum”, ponderou.
Após apresentação de balanço feita pelos presentes, Zé Neto aproveitou para dizer que estamos em processo de organização social e democratização do país para destravar as culturas de acomodação e que “precisamos continuar avançando em investimentos e financiamentos mas, todos nós, necessitamos priorizar organização e unidade para que as demandas fluam”, aconselhou.
Para finalizar o encontro, Zé Neto instruiu aos presentes a pontuarem as demandas e fazerem projetos de melhorias e encaminhá-los a seu gabinete, para que recebam, dentro das possibilidades, os encaminhamentos cabíveis.
Presentes – Além do Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), Ivone Maria de Carvalho Improta e Domingas Costa dos Santos, presidente da Associação e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pojuca, respectivamente; Zé Carlos, presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Comunidade de Corujão, no município, além de outros membros de sindicâncias e lideranças políticas também estiveram presentes.
Clique aqui e acesse as fotos da reunião.