A abertura dos trabalhos será às 14h desta segunda, com a mesa redonda O Marxismo na Batalha das Ideias; Evento vai desta segunda (10) à sexta-feira (14)
Alunos da Universidade Estadual de Feira de Santana e de outras instituições promovem, desta segunda a sexta-feira (10 a 14), a Semana de Expressão Popular, evento realizado simultaneamente em diversos estados brasileiros. Está prevista a realização de palestras, mesas redondas e debates com a abordagem de temas como lutas sociais e políticas relacionadas às diversas áreas de atuação das universidades.
A abertura dos trabalhos será às 14h desta segunda, com a mesa redonda O Marxismo na Batalha das Ideias, com a participação dos professores Eurelino Coelho e Wellington Silva (Uefs) e da militante Djacira Oliveira, do Movimento dos Sem Terra (MST). As atividades serão desenvolvidas no auditório do módulo 7, campus universitário. Será expedido certificado da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) aos participantes.
Para dar suporte às atividades desenvolvidas em todo o país não apenas durante a realização da semana, representantes de movimentos sociais fundaram a Editora Expressão Popular visando a publicação de obras críticas baseadas no Marxismo, de autores clássicos e contemporâneos. As obras podem ser consultadas no site da Expressão Popular.
“Com a criação da editora consolidamos a independência política, possibilitando a venda de livros a preços extremamente reduzidos, fazendo-os circular nos mais diversos espaços: movimentos, partidos, organizações populares e universidades”, disse a aluna da Uefs, Ilnah Fernandes. Conforme salientou, há pouco mais de 20 anos obras com este teor chegavam a ser proibidas, os livros eram trazidos escondidos de outros países que faziam a tradução para o Português.