Deputado Zé Neto afirmou que diálogos dessa natureza são importantes para os movimentos dos trabalhadores
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Feira de Santana realizou neste sábado (15), uma plenária regional com o objetivo de debater o desenvolvimento da plataforma da classe dos trabalhadores e as eleições de 2010. O evento contou com a participação do deputado estadual Zé Neto (PT).
O parlamentar falou da importância de eventos como as plenárias, que proporcionam oportunidades à categoria. “O país e o estado mudaram a sua concepção de política. O diálogo permanente com os movimentos dos trabalhadores contribui decisivamente para a dinâmica administrativa e política. É hora de avançar nas lutas e garantir a continuidade do nosso projeto de sociedade, onde o povo já reconhece que várias ações têm sido realizadas e que vamos fazer muito mais”, enfatizou Zé Neto.
No período da manhã foram realizadas duas palestras: a primeira, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo Rodrigues, que fez uma análise da atual conjuntura, inclusive do crescimento dos índices de geração de emprego e renda nos últimos oito anos. Na Bahia, os dados apresentados durante a gestão do governador Jaques Wagner apontaram crescimento tanto nas áreas do trabalho (emprego e renda), quanto na área de saúde. Emanuel Sobrinho, outro palestrante, falou sobre o trabalho realizado pela CUT ao defender o desenvolvimento sustentável.
“Os movimentos sociais organizados são a mais importante força para transformar a Bahia e o Brasil. Temos dois grandes companheiros, o presidente Lula e o governador Wagner, que lutaram e cresceram nos sindicatos”, comentou Conceição Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana.
As plenárias acontecem em todas as regiões da Bahia para debater a plataforma. Os eventos também têm o propósito de organizar as caravanas que irão para a grande plenária dos movimentos sociais, que irá acontecer na quadra dos bancários, em São Paulo, no dia 31 de maio. A plenária nacional vai acontecer no dia 1º de julho, onde todas as centrais sindicais se reunirão para apresentar sugestões do Governo Lula.