Fortalecimento das fanfarras e seu cadastramento pela Secult foram assuntos presentes na pauta do encontro
Na manhã deste domingo (16) a Federação de Bandas e Fanfarras do Estado da Bahia (FBF/BA) realizou sua Terceira Assembléia Geral, momento em que reuniu presidentes e regentes de cinco cidades no município de Juazeiro e que contou com a presença do Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT).
Na oportunidade foi apresentada a previsão orçamentária para o ano de 2010, discutida a organização dos grupos e seu cadastramento pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e sugeridas formas de viabilização das etapas classificatórias do Campeonato de Bandas e Fanfarras 2010. Também ficou definido que dia 13 de junho deste ano ocorrerão a eleição e a posse do Diretor Regional e do Vice-presidente da FBF além de apresentadas as mudanças que devem acontecer em seu regulamento.
É por compreender a importância das fanfarras para o desenvolvimento intelectual, social e cultural de jovens e adultos baianos que o Mandato do deputado esteve presente. De acordo Zé Neto, é imprescindível discutir a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das fanfarras bem como das principais bandeiras deste movimento, como a regulamentação da função dos regentes, a viabilização de casa das fanfarras, entre outras propostas, que visam guarnecer o segmento.
“Desenvolver a participação dos jovens em trabalhos coletivos, como este, que une conhecimento musical e disciplina, é imprescindível para oferecer mais uma possibilidade de motivação, inclusive no ambiente escolar, agregando desenvolvimento de habilidades, responsabilidade e, principalmente, educação”, avaliou o parlamentar, que tem buscado fortalecer o setor juntamente à entidades representativas como a FBF, a Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (Licbamba) e a Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB).
Através da intervenção do parlamentar a Secult deu início ao Cadastramento das Fanfarras, como o objetivo de ter um banco de dados para ser utilizado pelos órgãos públicos do Estado visando o estabelecimento de políticas de fomento a categoria.
Ainda neste mês de maio, especificamente 27, o Mandato da Luta realizará um Encontro Estadual, que acontecerá às 9h no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Este será um momento para discutir e avaliar, por exemplo, a real situação das Fanfarras das redes Municipais, Particulares e Estadual. Outro assunto a ser apresentado é o Projeto de Lei nº 18.677/2010, de autoria de Zé Neto, que institui o dia 28 de novembro como Dia Estadual das Fanfarras na Bahia.
Presentes – além do mandato de Zé Neto (PT), Edson Ribeiro, presidente da FBF, juntamente com as secretárias de Administração, Priscila e Lívia; maestro Marcelo, presidente da Fanfarra Musical de Senhor do Bonfim (Famusb); Manuel Gonçalves de Sena (Neca), regente e presidente da Fanfarra Municipal Império Petrolinense (Famip) e da Fanfarra Antonio de Amorim Coelho (Fanaac) e Emanuel, regente da Fanfarra do Colégio Democrático Estadual Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), estiveram presentes.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.