Deputado Zé Neto participa da caminhada Grito dos Excluídos

O deputado Zé Neto participou na manhã do último dia 07 de setembro, do 13º Grito dos Excluídos que reuniu milhares de pessoas na Rua Presidente Dutra, em Feira de Santana.

Esse ano o grito teve como bandeira a luta pela reestatização da Vale do Rio Doce, uma grande companhia construída com o suor do povo brasileiro, que foi vendida a “preço de banana” pelo Governo FHC e que precisa ser retomada para o patrimônio nacional. Foi um roubo aos trabalhadores e trabalhadoras desse país, é isso que o Grito dos Excluídos veio denunciar, afirmaram os organizadores do evento, que na oportunidade realizaram um plebiscito popular. 

A caminhada teve início com o desfile de diversos grupos em homenagem ao dia da Independência do Brasil, foram eles: fanfarras, banda da Polícia Militar e do Exército, desfile de alunos de colégios municipais e estaduais, clube dos desbravadores entre outros, logo atrás vieram os grupos dos Movimentos Populares em manifestação ao Grito dos Excluídos. 

Já é tradição o Grito dos Excluídos ser realizado no dia 07 de setembro, é uma forma de manifestação dos movimentos sociais, que vão às ruas questionar e reivindicar o direito à cidadania e a participação desses movimentos nas tomadas de decisões a nível municipal, estadual e nacional. 

Zé Neto participou da caminhada, em companhia da sua esposa Naiana Santana, caminhando ao lado do povo. Para o deputado essa é uma tradição que não pode acabar. “Manifestações como essa mostram que não se pode calar a voz da sociedade, e o Grito dos Excluídos é uma grande manifestação pela cidadania. Só o grito do povo, unido na construção do Brasil que queremos, será capaz de nos libertar da dependência e do descaso”, salientou. 

Entre os presentes estavam: Vereador Marialvo Barreto; Albertino Carneiro; Conceição Borges; Gerinaldo Costa; Padre Popó entre outros. 

História

Nascido no Brasil em 1995, o Grito é uma articulação de grande parte dos movimentos populares que não se calam diante das injustiças, e gritam nas ruas em uma corajosa forma de protesto. É um dia onde o povo vai para as ruas e só se ouve do coro popular o som da dignidade e da vida.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto aos grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Como indica a própria expressão, constitue-se em uma mobilização com três sentidos: 

  • Denunciar o modelo político e econômico que concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;

  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego da miséria e da fome;

  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323