PT confirma Walter Pinheiro como pr-candidato ao Senado

Nome do deputado federal foi escolhido em votação neste domingo (30)

O deputado federal Walter Pinheiro foi escolhido, neste domingo (30), pelo PT baiano, como o pré-candidato da legenda ao Senado nas eleições 2010, que acontecem em outubro.
Após um debate com o também postulante à indicação, o ex-governador Waldir Pires, Pinheiro foi eleito, em votação, pela maioria dos delegados do partido.
Conheça o companheiro Walter Pinheiro
Natural de Salvador, Walter Pinheiro, 50 anos, é casado e tem três filhos. É técnico em telecomunicações e começou a carreira profissional na antiga Telebahia no final da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.
Ingressou no sindicalismo com o Sinttel (Sindicato dos Telefônicos), onde exerceu a presidência do sindicato na Bahia. Além de fundador da CUT – Central Única dos trabalhadores, também foi secretário geral e membro da direção nacional da entidade. No movimento sindical, Pinheiro foi coordenador do Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e das Estatais e fundador da primeira experiência de Federação independente com a construção da FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações), assumindo sua coordenação geral.
Membro do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações, teve papel destacado nas lutas nacionais e participou ativamente nas ações junto à Constituinte de 1988. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, disputou sua primeira eleição em 1986 como candidato a deputado estadual; em 1992, foi eleito vereador de Salvador, assumindo a liderança da bancada e escolhido pela imprensa entre os melhores da capital.
Em sua última eleição para deputado federal, em 2006, obteve o maior número de votos do PT no Brasil - 200.894 votos em 414 do total de 417 municípios baianos. O traquejo político, institucional e técnico de Pinheiro são conhecidos em Brasília, a ponto de se lhe atribuírem definições e decisões próprias de quem desempenha um cargo executivo. Não é á toa que, desde seu primeiro mandato, figurou todos os anos entre os cem mais influentes parlamentares do Congresso Nacional na lista do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
Na articulação entre Palácio e Congresso, assumiu a tarefa de vice-líder do Governo Lula para acompanhamento de projetos estruturantes do PAC e execução do Orçamento junto ao Ministério do Planejamento. Foi líder do PT, coordenador da bancada federal da Bahia, desde 2005, com atuação destacada na Comissão de Orçamento público, Planos e Gestão.
Presidiu a comissão especial que elaborou a Lei das Agências Reguladoras. A criação das profissões de agentes comunitários de saúde e combate às endemias, assim como a Empresa Brasil de Comunicação e as universidades Federal do Recôncavo da Bahia e do Vale do São Francisco têm a caneta de Pinheiro, ou como relator ou como autor do texto.
Junto com o ex-deputado Jorge Bittar (PT-RJ), foi durante anos consultor do governo federal para assuntos de telecomunicações, comunicações, ciência, tecnologia e regulação. Como membro do Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados, contribuiu, por exemplo, para implantação da TV Digital no Brasil.
A Câmara o designou em diversas missões no exterior. China, Japão, França, Chile, Argentina, Suécia, EUA, Alemanha, Espanha, Portugal e Israel são alguns países com os quais se buscou abrir diálogo para transferência de tecnologias. Em Genebra, na Suíça, participou de eventos da UIT - União Internacional de Telecomunicações e da OMC - Organização Mundial do Comércio para tratar sobre comércio eletrônico, entre outros assuntos.
Pinheiro atuou em temas com o propósito de parear o País na corrida tecnológica em desenvolvimento no mundo. Participou da criação da Lei Geral de Telecomunicações e do FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; contribuiu para a chegada da tecnologia GSM; interferiu na Lei de Informática trazendo mudanças ao texto para aumentar incentivos, ampliar e descentralizar a produção industrial no Brasil e lutou pela implementação dos parques tecnológicos, inclusive o de Salvador.
Em 2008, assumiu a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, colegiado do qual sempre foi titular. O programa Banda Larga nas Escolas, cujo objetivo principal é dotar todas as escolas públicas do País com infra-estrutura de banda larga (acesso rápido à internet) até 2010, foi fruto de acordos intermediados com governo, empresas e a comissão durante sua gestão. Assim também a negociação para que as operadoras, em contrapartida à implantação da tecnologia 3G, façam chegar sinal de celular a todos os municípios brasileiros.
Por toda essa experiência, disputou a Prefeitura de Salvador, conquistando os votos de 535.492 soteropolitanos no segundo turno das eleições 2008. Sua campanha foi marcada pela participação da população e dos segmentos organizados da sociedade e na apresentação de propostas factíveis e articuladas com as políticas dos governos federal e estadual.
No seu quarto mandato de deputado federal, Pinheiro se licencia da Câmara para assumir a pasta de Planejamento do Governo da Bahia, a convite do governador Jaques Wagner.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323