P na Estrada: Z Neto visita cidades do Sul da Bahia

Parlamentar conheceu as demandas e dialogou com lideranças e categorias profissionais de Gandu, Itaju do Colônia, Camacan e Jussari

O deputado estadual Zé Neto (PT) e a equipe do Mandato da Luta colocaram mais uma vez o pé na estrada, no último final de semana, desta vez com o intuito de conhecer as demandas de municípios do Sul do estado e dialogar com lideranças políticas, comunitárias, movimentos sociais e  categorias profissionais, mantendo assim um contato direto com o povo.
Nesta nova incursão pela Bahia de Todos Nós, realizada entre os dias 28 e 30 de maio, Zé Neto visitou os municípios de Gandu, Itaju do Colônia, Camacan e Jussari.
Gandu
Em Gandu, o parlamentar se reuniu com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) dos municípios de Gandu e Wenceslau Guimarães e deu entrevista na rádio comunitária Gandu FM, no programa Crítica e Autocrítica.
No encontro com os Agentes, realizado no Salão Paroquial da Igreja Católica, foi lembrada a situação de alguns ACE da cidade que alegam terem feito uma seleção pública há alguns anos, ainda não reconhecida pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, impossibilitando que esses profissionais assumam os cargos de maneira regular. Zé Neto lembrou que, de acordo com a Emenda Constitucional nº. 51, que trata da estabilização dos ACS e ACE, os profissionais precisariam ter exercido a profissão antes da sanção da Emenda e da Lei de Regulamentação da profissão (sancionada em 14 de fevereiro de 2006), tendo prestado seleção pública regularmente.
O parlamentar solicitou aos ACS e ACE união em torno da causa dos profissionais em situação irregular – no município, as categorias levam a vantagem de terem um sindicato unificado – para dar uma solução mais rápida ao problema. “Vocês só terão força para cobrar dos governantes o que lhes é direito quando se mobilizarem e  passarem a se reunir para discutir os temas pertinentes à categoria.(...) Quem consegue se mobilizar, consegue ter outro poder de negociação”, orientou.
O parlamentar prometeu empenho para dar uma solução ao problema dos Agentes de Gandu, como o que já tem dado aos profissionais de Wenceslau Guimarães, e solicitou que dois membros da categoria locais fossem destacados para irem a Salvador levar o caso à Secretaria de Saúde (SESAB).
Zé Neto ainda falou sobre o prêmio Edno Batista Rebouças, promovido pela própria SESAB, que prevê uma gratificação para os Agentes de Saúde que se destacarem no combate ao mosquito da dengue; mais uma ação governamental que visa valorizar o trabalho da categoria.
Dentre as dezenas de presentes na reunião, participaram o presidente da Associação Amor e Vida e do Sindicato dos Agentes de Saúde local, Vando Orrico; a vice-presidente do Sindicato de Funcionários Públicos e secretária do recém criado Sindicato dos ACS do município, Valdirene Santos; e o presidente do Conselho Fiscal da Associação de Agentes de Saúde e membro do Sindicato de ACS de Gandu, Manoel Nascimento da Silva.
Após a reunião com os ACS e ACE, Zé Neto foi o convidado do programa Crítica e Autocrítica, apresentado por Paulinho Santos, na rádio comunitária Gandu FM. O deputado destacou as principais realizações do Governo do Estado para a região, especialmente na parte de infraestrutura, e falou sobre seu trabalho em defesa dos direitos dos Agentes de Saúde baianos e, especialmente, para a regularização do transporte rodoviário intermunicipal e hidroviário.
Itaju do Colônia
De volta à estrada, o deputado e sua comitiva se dirigiram ao município de Itaju do Colônia, onde se encontrou com a vice-prefeita Maria Célia Andrade e representantes de movimentos sociais, além de ACS e ACE locais.

Zé Neto dialogou com os Agentes do município, aos quais levou as principais novidades da categoria, como o que havia feito em Gandu, e solicitou atenção da categoria com relação à votação do Piso Salarial e Plano de Carreira Nacional, que deve ser votado ainda em junho.
Representantes de movimentos sociais também conversaram com o parlamentar para solicitar apoio em atividades de diversas naturezas. No caso das representantes de uma igreja que se queixaram da dificuldade em conseguir recursos para atividades culturais, o parlamentar orientou as mesmas a criarem uma associação, visando a pleitear apoio governamental, e colocou o setor jurídico do Mandato da Luta no sentido de auxiliar nesta construção.
Camacan
Em Camacan, já no sábado, o deputado se reuniu mais uma vez com ACS e ACE para discutir a situação das categorias na região. O encontro na Escola Polivalente contou com a presença de profissionais de Camacan e Mascote, lugares onde muitos profissionais ainda não tiveram sua situação desprecarizada, e outros tantos ainda não recebem o valor integral advindo da Atenção Básica, do Governo Federal, repassados para os municípios.
Zé Neto falou sobre a importância da mobilização dos Agentes locais e orientou sobre os próximos passos a serem dados pela categoria, principalmente no sentido de tornar possível a aprovação do Piso Salarial e Plano de Carreira Nacional.
Ele lembrou que viajou até Brasília, duas semanas antes, para reivindicar a aprovação do Projeto de Lei nº 6.111/09 - que regulamenta o piso profissional nacional em R$ 930, bem como a jornada de 40 horas semanais e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) - apensado ao PL nº 7.056/10. Zé Neto voltou a convocar os Agentes de Saúde para se unirem na comitiva à capital federal na votação do PL. “Esse é um momento crucial”, atentou.
O deputado também citou o projeto que está ajudando a desenvolver que pretende abrir linhas de crédito especiais para os ACS e ACE terem suas casas reformadas e prevê também financiamento de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal para estes profissionais.
Ainda na Escola Polivalente, o deputado se reuniu com  profissionais de educação e representantes de movimentos sociais de Camacan, para conversar sobre a possibilidade de o Mandato da Luta contribuir na construção de políticas educacionais e atividades culturais no município.
Depois da atividade no colégio, o deputado seguiu com sua comitiva para uma visita à comunidade de Leoventura. Acompanhado do presidente da Associação de Moradores do Leoventura Juliano Ferreira e dos líderes políticos Fernando da Farmácia e Professor Edenílson, o parlamentar manteve contato direto com o povo para saber mais sobre a situação em que vivem.
De acordo com Juliano Ferreira, a comunidade, que tem cerca de 2 mil moradores, e tem 900 casas (algumas em áreas de risco), passa, principalmente, por problemas de saneamento, deficiência no planejamento das residências e falta de qualificação e empregos entre os moradores.
Zé Neto se colocou à disposição da população e das lideranças no sentido de intermediar solicitações junto ao Governo para trazer melhorias para a localidade.
Ainda em Camacan, o parlamentar visitou as instalações do Matadouro Municipal, que encontra-se em péssimas condições sanitárias, com infraestrutura deficiente e sem oferecer condições apropriadas de trabalho aos funcionários. O parlamentar lamentou a situação do local e prometeu estudar uma forma de ajudar na readequação do matadouro para que este possa funcionar de maneira a não representar um risco à saúde pública.
Em seu último compromisso em Camacan, uma das cidades polo da região cacaueira, o deputado se reuniu com militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) para tratar de diversas demandas do município. O parlamentar ouviu os pedidos dos correligionários e, no final da conversa, deu uma boa notícia a todos. Segundo Zé Neto, o titular da secretaria de Administração do Estado (SAEB), Manoel Vitório, confirmou a ida de técnicos do órgão nas próximas semanas para verificar a possibilidade da instalação de um  posto avançado do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) na cidade, possibilitando à população de Camacan a emissão de documentos de maior demanda como RG, CPF e carteira de trabalho, dentre outros serviços.
Jussari
A última parada desta verdadeira maratona foi em Jussari, onde Zé Neto participou dos festejos dos 22 anos do diretório municipal do PT. Acompanhado do vereador e presidente do PT municipal Antonio Bastos, do líder político José Cordeiro e do ex-prefeito Válnio Muniz, Zé Neto foi mais uma vez recebido de braços abertos pela população na Câmara de Vereadores, e recebeu os cumprimentos de diversas pessoas por sua atuação em favor do município. “Foram muitos os companheiros que passaram por aqui, mas o que ficou no coração do povo de Jussari foi Zé Neto. Ele não é o deputado de uma região, mas da Bahia inteira, e por ter um carinho especial por nossa cidade, foi abraçado por todos nós”, afirmou, relembrando alguns dos pleitos para Jussari que tiveram a intervenção de Zé Neto junto ao Governo, a exemplo das 30 novas casas populares que serão entregues no município.
Zé Neto parabenizou o combativo PT de Jussari pelos seus 22 anos NA LUTA e colocou seu Mandato à disposição de todos os jussarienses no sentido de ajudar no que for necessário para devolver a Jussari seus anos de glória. “Vamos lutar para que esta cidade não se transforme na cidade do ‘já teve’, ‘já foi’ ou ‘já era’, e essa luta começa aqui, com a união de todos vocês em favor de um bem comum”, afirmou.

Confira mais imagens dessa verdadeira maratona em nossa galeria.
 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323