Atividades começam hoje em todo o estado e prosseguem até a próxima sexta-feira (11)
O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, vai ser lembrado na Bahia com várias atividades. A partir de hoje (2), diversas ações estão sendo realizadas em todo o estado. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira (11), numa iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) e a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), além de outros parceiros.
A programação prevê a criação de Unidades de Conservação, congresso, palestras, exposição fotográfica, lançamento de livros, oficinas, minicursos e apresentações artísticas. Durante a semana, a Bahia dará um grande passo em relação às políticas ambientais, quando o estado ganhará 60 mil hectares de áreas de Unidades de Conservações (UCs), com cerimônia de assinatura no dia 10 de junho.
Em Salvador uma das principais atrações é a Feira Ambiental, que acontecerá durante todo o dia 5 de junho, no Jardim dos Namorados, na Pituba. Em parceria com o Instituto Röerich, a feira contará com oficinas de educação ambiental, de hortas orgânicas, oficina de cadernos artisticamente ecológicos, apresentações artísticas, entre outras atividades.
No Shopping Iguatemi uma exposição do fotógrafo Rui Rezende mostrará imagens dos diversos biomas existentes no Brasil. O artista natural de Amargosa, centro sul do estado, mora há sete anos na cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina, onde se dedica a fotografar a natureza silvestre da Bahia. As comemorações têm início na manhã da próxima quarta-feira, com palestra sobre Biosfera e Ecossistema, no Parque de Pituaçu. Até o dia 5 serão realizadas, no mesmo local, palestras, atividades educativas, caminhada ecológica, plantio de árvores, jogos ecológicos e apresentação de coral.
Outro projeto é o lançamento da edição 2010 das Quintas Ambientais. Promovido pelo Instituto do Meio Ambiente, o evento debaterá o tema Avanços e Perspectivas da Gestão Ambiental Compartilhada da Bahia – GAC. Na ocasião será lançado o Mapa do GAC. A ferramenta eletrônica, disponibilizada no site da Sema e no Portal de informações ambientais – Ceia, reunirá dados sobre o programa, a exemplo dos municípios que estão com a estrutura municipal de meio ambiente organizada.
O mapa é uma maneira de divulgar e facilitar as informações aos municípios que aderiram ao programa. O evento acontecerá no dia 10 deste mês, no Auditório da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama).
Entre os dias 7 e 11, também na agenda da Semana do Meio Ambiente, será realizado o XXXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, no Hotel Pestana. Pesquisadores, técnicos e especialistas dos zoológicos brasileiros irão discutir o tema Zoológico, Ferramenta para Conservação.