Autoridades e lideranças se reúnem para discutir sobre o meio ambiente.
Com o intuito de discutir as ações direcionadas para o meio ambiente, autoridades políticas, católicas, líderes sindicais, professores, estudantes, representantes de instituições ambientais e do Mandato da Luta estiveram reunidos, na quarta-feira (02), durante a realização de uma audiência pública, na Câmara Municipal de Santo Estevão. O tema escolhido para o debate foi: “Água em Abundância e de Qualidade e Revitalização dos nossos Mananciais”.
De acordo com o coordenador do evento, Aureliano Batista dos Santos, diante da realidade vivenciada por todos e as condições em que se encontram os mananciais existentes no município surgiu a necessidade de discutir o assunto. “Trouxe aqui oito garrafas de água representando cada manancial de nossa região, sendo um de Caldas do Jorro. É preciso que a gente cuide muito bem desses mananciais porque amanhã poderemos correr o risco de não ter mais água de boa qualidade correndo por essas nascentes”, alertou Aureliano.
Atualmente, a necessidade maior no município refere-se à liberação de uma área que seja destinada ao aterro sanitário e uma região para a implantação de uma estação de tratamento de água, com sistema de reaproveitamento de água.
Segundo o gerente da Embasa em Santo Estevão, Evandro Azevedo de Barros, a instituição tem investido em programas para reduzir as perdas de água e promover o reaproveitamento de água. “Acredito que a maior mudança que precisamos fomentar é a mudança de hábito, pois ainda podemos ver pessoas varrer a calçada com a mangueira ou mesmo tomar banho e deixar o chuveiro aberto. Esse desperdício pode ser evitado com ações simples, mas é preciso conscientização por parte da população”, declarou Evandro.
Preocupado com a preservação do meio ambiente e da água em nosso planeta, surgiu a inspiração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de promover o documento “Semana Missionária na Amazônia”. Na opinião da secretária de Governo, Tereza Gesteira, ensinar às crianças como cuidar do meio ambiente, significa preparar um adulto mais consciente e responsável.
Ao final do evento, a representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Fabíola Cotrin, proferiu uma palestra falando mais sobre a necessidade de recuperar as matas ciliares dos mananciais da região.
Atividades educativas
Com a finalidade de apresentar a necessidade dos cuidados com o meio ambiente para a comunidade de Santo Estevão, uma equipe da Embasa montou um estande na Praça Sete de Setembro e, durante um dia inteiro, estudantes, professores e a comunidade local puderam acompanhar como é o processo de tratamento de água.
O supervisor de Tratamento da Regional de Feira de Santana, Renilson de Oliveira dos Santos, acompanhou as atividades educativas. Para explicar melhor o processo de tratamento de água, uma mini estação foi montada onde as pessoas que visitaram o estande puderam acompanhar o processo. Também foram realizadas palestras educativas falando sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e evitar o desperdício de água.
Confira aqui mais fotos da audiência.