Moradores da região vão contar com hospital de grande porte, com investimento de R$ 16 milhões
O governador Jaques Wagner autorizou na manhã desta sexta-feira (4) o início da construção do Hospital Regional da Chapada (HRC), na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. A unidade tem investimento de R$ 16 milhões e contará com leitos de UTI e estrutura para atendimento de urgência e emergência de alta complexidade.
O HRC ficará na beira da BR-242 e servirá a 360 mil pessoas de 23 municípios da região central do estado. A obra foi dividida em duas etapas; na primeira, autorizada pelo governador, serão construídas a unidade de emergência, leitos de observação, apoio diagnóstico, além da área administrativa.
Quando estiver totalmente concluído o HRC terá 100 leitos: 20 leitos de clínica cirúrgica geral, 10 de clínica cirúrgica ortopédica, 24 de clínica médica, 12 de pediatria, 12 de obstetrícia, 12 de cuidados prolongados, além de 10 leitos de UTI. O hospital contará ainda com centro cirúrgico, central de materiais esterilizados, serviços de farmácia, nutrição e laboratório.
Este é o sexto hospital a ser construído no estado nos últimos anos, segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla. “Somando os novos hospitais e as ampliações, já são 1.100 novos leitos normais e 215 leitos de UTI em hospitais da rede pública estadual e em parceria com municípios e o governo federal. Estamos ampliando o acesso à saúde,” concluiu.