Salvador sedia a 7ª Conferência Estadual de Saúde

Cerca de duas mil pessoas estão participando da 7ª Conferência Estadual de Saúde (Conferes), no Centro de Convenções, que teve abertura oficial na manhã desta segunda-feira, dia 10 de setembro. O evento, que começou domingo (ontem), prossegue até terça-feira (11/09). A abertura teve a participação da sociedade civil organizada; o vice-governador, Edmundo Pereira; o secretário de Saúde, Jorge Solla; outros secretários de Estado, deputados estaduais, federais e outras autoridades.

A Conferência, que ocorre a cada quatro anos, debate o tema "Qualidade de Vida – Políticas de Estado e Desenvolvimento", que visa definir políticas públicas em saúde, além de ampliar o controle social do SUS. Além deste objetivo, o encontro pretende destacar os seguintes eixos temáticos: “Desafios para efetivação do direito humano à saúde no século XXI – Estado, Sociedade e Padrões de desenvolvimento”, “Políticas públicas para a saúde e qualidade de vida – o SUS na Seguridade Social e Pacto pela Saúde”.

Para o deputado estadual Zé Neto, que participou da composição da mesa de abertura, esta Conferência tem um sabor especial. “Este evento acompanha a linha de atuação do atual governo, que é manter o diálogo entre a sociedade e Estado. O PAC foi o começo de um novo tempo na Bahia, com a participação da organização social nos rumos da gestão estadual e a Conferência vai trilhando este mesmo caminho”, afirma.

Segundo o deputado, uma das mudanças de regime em termos de administração estadual é justamente atitudes democráticas como o Estado tem posto em prática. “A Secretaria de Saúde está norteando um processo de participação, interatividade e parceria com assuntos relevantes para todos e que já mostra resultado, com a realização deste evento. O novo governo busca reformular valores e conceitos dentro da Saúde, ações que saem das mãos de grupos e vão para um gerenciamento compartilhado com a sociedade”, completa.

A conferência reúne cerca de dois mil participantes, sendo 1,6 mil delegados, além de convidados. A Conferes foi precedida de Conferências Municipais de Saúde realizadas em 393 dos 417 municípios baianos. Durante as etapas municipais, foram indicados os delegados para o evento estadual, que conta com a participação de representantes dos gestores, trabalhadores em saúde e usuários do SUS.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323