Z Neto participa de mais um evento de bandas de fanfarras em Serrinha

Evento foi promovido pela Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia

Há quem acredite que a música, assim como a leitura, tem o poder de transportar pessoas a lugares inimagináveis. A música também traz recordações boas ou ruins e acentua sentimentos. Na busca de melhorar e qualificar a competição do torneio de bandas e fanfarras, é que se uniram dirigentes, técnicos e componentes no I Seminário Técnico da Licbamba.
O evento, realizado nos dias 5 e 6 de junho, na cidade de Serrinha, reuniu mais de 70 pessoas no auditório do Centro de Pesquisa em Cultura e Tecnologia. O intuito foi discutir, analisar e reformular o regimento geral do Torneio de Bandas e Fanfarras da Bahia, oficinas foram programadas para os participantes.
O deputado estadual Zé Neto (PT), ressaltou a importância da organização da classe, uma vez que o Governo do Estado lançou o Programa Estadual de Apoio às Filarmônicas. “É preciso agregar mais valor à cultura baiana. Também é necessário buscar amadurecimento para esse processo, pois é um movimento altamente positivo que busca a valorização das fanfarras e orquestras filarmônicas do Estado”, afirmou o parlamentar.
Após a abertura oficial do evento, o Grupo de Metais do Dispensário Santana, liderado por Gabriel Alves, fez uma belíssima apresentação da música Anjo Querubim, numa homenagem aos festejos juninos. O grupo é composto por sete músicos que tocam os seguintes instrumentos: trompete, trombone de vara, bombardino e bombardão.
Entre regentes, coreógrafos, mor e balizas, representantes de 26 fanfarras associadas à Licbamba participaram do evento. Além de Zé Neto, também estiveram presentes o prefeito municipal de Serrinha, Osni Cardoso de Araújo; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Luiz Sena; o tesoureiro e coordenador de concursos da Licbamba, Edmilson Dórea; o diretor Técnico da Licbamba, Gabriel Alves e o vereador do PT, Jorge Gonçalves.
Regulamento do Campeonato Intermunicipal
Depois de uma avaliação do regulamento do campeonato de 2009, algumas mudanças foram sugeridas pelos participantes do seminário. Dentre as principais modificações, destacam-se: a inclusão de peças; obrigatoriedade de o pelotão cívico apresentar as bandeiras ao palanque oficial; extinção do julgamento do periférico cartel e a inclusão do melofone, um antigo instrumento musical, para as apresentações.
Apoio às Filarmônicas
Pensando nas instituições seculares e no desenvolvimento da cultura para os jovens baianos, o governo do Estado lançou no domingo (30), no Teatro Castro Alves, o Programa Estadual de Apoio às Filarmônicas. Através da Secretaria de Cultura, serão destinados R$ 4 milhões para a compra e conserto de instrumentos e fardamentos, além da capacitação dos gestores, publicação de um catálogo de divulgação e um portal na internet.
De acordo com o secretário de Cultura, Márcio Merelles, o objetivo é modernizar e popularizar as filarmônicas. Ao todo devem ser beneficias 183 orquestras filarmônicas de 170 municípios, dos 26 territórios de identidade do estado.
Clique
aqui e confira outras imagens do evento.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323