Dentre os participantes, estarão os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)
Durante os três dias da I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilância à Saúde, os mais de 5 mil inscritos participarão de 47 oficinas, 26 painéis e 12 mesas redondas com palestrantes de referência da área de Saúde na Bahia e no Brasil. O evento ocorrerá de 9 a 11 de junho, no Centro de Convenções da Bahia. O encontro será aberto na próxima quarta-feira (9), às 10h, pelo governador Jaques Wagner, e pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.
Na solenidade de abertura, será lançada a Universidade Aberta do SUS e serão dadas as boas-vindas aos 697 trabalhadores aprovados no concurso público da Fundação Estatal Saúde da Família, e que atuarão na Estratégia de Saúde da Família de 67 municípios baianos. O evento abrigará ainda a II Mostra Estadual de Saúde da Família; o II Encontro Estadual dos NASF; o II Encontro Estadual dos Educandos do Curso das Linhas de Cuidado; o I Fórum Estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde e o I Encontro Estadual de ACS e ACE.
A Mostra, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Atenção Básica / SAIS e em parceria com a Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, tem proposta de ser um espaço para troca de experiências, reflexão e debate sobre a situação atual da atenção básica e vigilância da saúde na Bahia. Entre os objetivos da mostra estão o fortalecimento da proposta de integração das ações de Vigilância à Saúde e Atenção Básica no estado e também a identificação de aspectos que possam contribuir para a sustentação da Atenção Básica como política de organização das Redes de Atenção do SUS.
O evento reunirá Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de Saúde Bucal, Enfermeiros, médicos, dentistas, profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, profissionais que atuam na área de vigilância à saúde e demais profissionais de saúde, gestores, estudantes, docentes e pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa em saúde.