Médicos, dentistas, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberam nesta quarta-feira (9) as boas-vindas do Governo da Bahia na abertura da I Mostra Integrada de Saúde da Família e Vigilância da Saúde, no Centro de Convenções.
O evento,. que acontece até o dia 11 de junho, contou com a presença do deputado estadual Zé Neto (PT), um dos grandes colaboradores para a melhoria das condições de saúde na Bahia, especialmente no que se refere ao trabalho dos Agentes de Saúde.
Ao todo, foram selecionados 1,2 mil profissionais, por meio de processo realizado este ano pela Fundação Estatal Saúde da Família. A iniciativa do governo é fruto das propostas formuladas em 2007 durante a Conferência Estadual de Saúde e no ano seguinte contou com a aprovação do Conselho Estadual de Saúde.
Segundo o presidente da fundação, Heider Pinto, a ampliação do número de cidades atendidas pelas equipes depende apenas da adesão por parte das prefeituras. “O trabalho desses profissionais que estão se apresentando nesses dias na mostra é adicionado ao Programa de Saúde da Família, que está apto a atender 80% dos problemas de saúde da população”, explicou.
Inicialmente, serão contemplados 67 municípios, mas ao final da convocação serão atendidas mais 90 cidades vinculadas à fundação. A intenção é que nesses locais as famílias tenham acesso rápido e contato direto com uma equipe exclusiva de profissionais.
Na ocasião, o governador Jaques Wagner destacou que o bem-estar da população é um fator prioritário do Estado. “Saúde pública é primordial. Nada pior para uma família, principalmente se ela for humilde, do que a falta de atendimento médico num momento de necessidade. Estou orgulhoso com a evolução da saúde na Bahia. Quero parabenizar os 1,2 mil aprovados no concurso. Espero que vocês saiam desse encontro com a alma fortalecida e com coragem para enfrentar os novos desafios”, afirmou.
Os enfermeiros, médicos, dentistas e Agentes de Saúde terão a oportunidade de compartilhar as responsabilidades e trocar experiências permanentemente. Também será possível a transferência dos profissionais entre as cidades, conforme a disponibilidade e a demanda local.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a fundação permitirá que as equipes que trabalham nos municípios tenham uma maior integração. “É imprescindível a integração entre saúde da família e vigilância da saúde. Totalizamos mais de quatro mil novos agentes comunitários de saúde e vamos passar de 500 novos postos de saúde da família”, informou.
Homenagem
Na oportunidade, Roque Honorato, um dos Agentes de Saúde mais antigos da Bahia, foi homenageado. Roque reside no município de Valença e está há um ano aposentado. Mesmo assim, em reconhecimento a todos os serviços prestados à sua comunidade, Roque foi homenageado. Honorato compartilhou o prêmio com a categoria. “Mesmo aposentado, faço questão de participar e ajudar minha comunidade. Para mim é uma honra muito grande. Esta comenda não pertence só a mim. Ela é de todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia e do Brasil”.
Acesse nossa galeria e confira as fotos.
09
Jun