Governo faz reunio com representantes dos docentes das Universidades Estaduais

Os deputados petistas Zé Neto e Waldenor Pereira  intermedeiam o diálogo entre a categoria e o Estado

Foi realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta sexta-feira (11), uma reunião entre representantes do Governo do Estado e representantes dos docentes do ensino superior da rede estadual.
A centralidade das discussões é uma luta antiga dos professores: a Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), item considerado prioritário pelos docentes na Campanha Salarial.
“Estamos enfrentando problemas e queremos abrir as negociações de forma séria, clara e baseada em dados, enquanto não houver uma contrapartida, continuamos com a grave, que foi iniciada ontem”, disse a professora Maria do Socorro, diretora da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB).
Compreendendo a importância educacional e social das Unidades de Ensino e dispostos a ouvir e negociar com todos os interessados, durante a reunião os representantes do governador Jaques Wagner elaboraram uma complementação ao Termo de Compromisso encaminhado ao Fórum de Reitores e Fórum das Associações de Docentes em 19 de maio de 2010. O Fórum é um espaço onde todas as Associações de Docentes das quatro universidades estaduais se reúnem para apresentar e discutir suas demandas.
A proposta complementar mantém a sugestão de instalação da Mesa Setorial de Negociação do Magistério e garante a continuidade do processo de reestruturação das carreiras do magistério Superior através da efetivação do processo de incorporação da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), segundo cronograma a ser definido em processo de negociação quando da instalação da Mesa, sendo o pagamento da primeira parcela efetuado até o mês de março, mediante encaminhamento e aprovação de Projeto de Lei específico na ALBA.
“Eu e meu companheiro Waldenor acreditamos no diálogo e estamos aqui, da mesma maneira que vocês, exercitando a política. Não há dúvidas de que há a intenção de resolver a questão da CET, principal bandeira desta mobilização, não estaríamos aqui se houvesse comprometimento por parte do Governo”, disse o deputado Zé Neto.
De acordo com professor Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das Associações de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, a reunião foi positiva. “Estamos iniciando o processo em um diálogo baseado no respeito e podemos avançar ainda mais. Estamos com a faca e o queijo nas mãos para resolver essa situação da gratificação”, avaliou.
Waldenor Pereira o líder do Governo na Casa Legislativa, que já atuou como professor universitário e já foi presidente de Associação de Docentes do Ensino Superior na Bahia, disse que entende a preocupação da categoria e que fará, juntamente com Zé Neto, o possível para revolver a questão dentro da legalidade e das possibilidades.
Ao final da reunião, os parlamentares petistas assinaram o documento (proposta complementar) e pediu que as informações fossem discutidas de maneira conjunta nas Assembleias dos Docentes, que devem acontecer neste final de semana, para que a decisão final reflita o posicionamento da maioria.
Atualmente, das quatro universidades estaduais, apenas a Universidade do Estado da Bahia está em greve. Com esta movimentação, os deputados esperam que a UNEB saia da greve e que as demais - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) - não entrem nesse processo para que os estudantes não fiquem prejudicados neste final de semestre.
Presentes – além dos deputados petistas, Zé Neto e Waldenor Pereira e dos
professores Maria do Socorro (ADUNEB) e Alexandre Galvão (Fórum das Associações de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia), destiveram presentes Adriano Tambone, Superindente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), Clóvis Caribe M. dos Santos, Coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior, e os professores Valter Silva, presidente da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC), Maria Sigmar (ADUNEB), Jucílio e Jean, da Associação dos Docentes da Universidade de Feira de Santana (ADUFS) e Cristiano Ferraz, da Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES).
Clique aqui e confira fotos da reunião.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323