Projeto da Secretaria de Cultura do Estado visa difundir e incentivar a produção de artes visuais no estado
Resultado de edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2010 está aberta à visitação pública, gratuitamente, até 25 de julho, das 9 às 20h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. São 26 obras dos mais diversos estilos.
Surgidos em 1992, os Salões Regionais são uma ação de difusão e incentivo à produção em artes visuais no estado e contemplam trabalhos de livre temática, nas modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.
“Os Salões contribuem anualmente para a revelação de novos talentos, o reconhecimento de artistas experientes, o intercâmbio na área e a pesquisa de novas estéticas. A montagem das exposições em cidades do interior ainda possibilita a descentralização dos espaços de visibilidade das artes, ampliando o acesso e as opções para público, artistas e produtores culturais”, explica a diretora da Funceb, Gisele Nussbaumer.
Neste ano, o edital Salões Regionais teve 530 projetos inscritos e 77 selecionados para compor três exposições, que acontecerão em centros de cultura administrados pela Funceb em cidades do interior baiano. Depois de Feira de Santana, Jequié (9 de julho a 22 de agosto) e Vitória da Conquista (13 de agosto a 26 de setembro) sediarão as mostras seguintes.