Cerca de 700 Agentes de Saúde participaram da caminhada
Estimulados pelas palavras de ordem “Agentes unidos jamais serão vencidos”, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) se concentraram nesta quinta-feira (17), em frente à Câmara Municipal de Feira de Santana e caminharam pelas ruas do Centro da cidade até o estacionamento da Prefeitura.
A caminhada reforça o movimento que está sendo realizado em Brasília, nos dias 16 e 17 de junho, pelos agentes de todo país, representantes de federações filiadas e do Mandato da Luta.
A categoria reivindica a aprovação imediata do Projeto de Lei (PL) nº 6.111/09, que regulamenta o piso profissional nacional em R$ 1.020, bem como a jornada de 40 horas semanais e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos agentes. O PL também prevê a criação do Curso Técnico dos ACS e ACE, além de garantir o reconhecimento do adicional de Insalubridade de 20% a 40%.
Lúcia Gutemberg, vice-presidente do Sindicato de ACS de Feira de Santana e da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) pede a união da categoria. “Temos que estar juntos para que essa votação aconteça no Congresso Nacional. Os agentes precisam provocar os governantes para que possamos alcançar nossos objetivos. E como diz o deputado Zé Neto vamos lutar juntos e não podemos desistir”, afirma.
Os agentes paralisaram suas atividades durante 48 horas e retornam ao trabalho nesta sexta-feira (18).
Mobilização
Na manhã da última quarta-feira (16), os agentes também se reuniram no estacionamento da prefeitura e contaram com a presença do deputado Zé Neto, que luta pela categoria há mais de 20 anos.
Em maio, Zé Neto foi à Capital Federal para, junto com os Agentes de Saúde da Bahia, reivindicar a aprovação do Projeto de Lei que beneficia a categoria. Durante a visita, Zé Neto ajudou a articular uma comissão, composta por Agentes, para visitar os gabinetes dos deputados federais que ainda não tinham assinado o requerimento de aprovação do PL.
Confira aqui mais fotos do movimento.