A diplomação concretiza nova meta do plano de recomposição da polícia baiana, diz César Nunes
A Polícia Militar baiana ganhou mais um reforço nesta sexta-feira (18) com a formatura de 106 novos oficiais. A solenidade aconteceu na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, onde 92 homens e 14 mulheres, que ingressaram na Academia da PM por meio de vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foram promovidos às novas funções.
Em regime de tempo integral, eles fizeram o Curso de Formação de Oficiais durante três anos. Os concluintes tiveram como patrono o coronel PM Jorge Silva Freire e como paraninfo o cantor Durval Lélis. Eles devolveram à Academia da Polícia Militar o Espadim Tiradentes, arma representativa do aluno-oficial, e receberam dos padrinhos e madrinhas a Espada, arma símbolo do oficial.
Primeiro colocado na formação, o novo oficial Fábio Gonçalves recebeu a Espada das mãos do governador Jaques Wagner e foi agraciado com a Medalha Dionísio Cerqueira, que corresponde ao Mérito Intelectual. Ele disse que a experiência foi gratificante. “Passamos por diversas áreas do conhecimento, incluindo Filosofia, Direito, Administração, Educação Física além de disciplinas ligadas à educação emocional, que contribuem para nosso crescimento pessoal e profissional.”
O secretário de Segurança Pública, César Nunes, disse que a diplomação concretiza nova meta do plano de recomposição da polícia baiana, oferecendo maior segurança à população. Segundo o comandante geral da PM, Nilton Mascarenhas, o próximo passo dos novos oficiais é demonstrar todos os conhecimentos técnicos e profissionalismo, de forma que a PM seja bem representada nas ruas, promovendo a paz social. De acordo com ele, os oficiais farão estágio operacional por seis meses. Depois começam a atuar efetivamente.
A oficial Alessandra Lima afirmou: “Me inspirei nos parentes que fazem parte da corporação. Não quero me limitar ao policiamento ostensivo, mas também planejar, organizar, pensar a segurança pública com projetos junto à comunidade para oferecer um serviço de qualidade à população”.