Reforma da emergência do hospital localizado no Largo de Roma, em Salvador, melhora o atendimento à população
Foi inaugurada nesta sexta-feira (18) a reforma da urgência e da emergência do Hospital São Jorge, no Largo de Roma, em Salvador. Estima-se que cerca de 400 mil moradores da Cidade Baixa e região vão ser beneficiados com esta iniciativa do governo da Bahia.
“Ao lado do Hospital do Subúrbio, a ser inaugurado em breve, esta ação vai colaborar bastante para suprir a demanda de toda esta região populosa. Tudo isso sob a administração das Obras Sociais Irmã Dulce, uma instituição efetivamente credenciada”, afirmou o governador Jaques Wagner.
A previsão é de que a nova estrutura comece a operar em 15 dias, atendendo às especialidades de cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, pediatria e oftalmologia, em 30 leitos de observação, 20 dos quais adultos e dez pediátricos, além de seis consultórios totalmente equipados. A iniciativa vai garantir e ampliar o atendimento humanizado na capital baiana, obedecendo a todas as normas do Ministério da Saúde.
No total, foi investido um montante aproximado de R$ 1 milhão para qualificar e adequar as instalações e o atendimento. A nova estrutura vai melhorar não só o serviço prestado à população como as próprias condições de trabalho da equipe médica do hospital.
“Antes, trabalhávamos numa unidade com poucos equipamentos e insuficiente para dar conta da demanda, que sempre foi ampla. Hoje, depois desta reforma, vamos poder oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes”, contou a coordenadora de Enfermagem do São Jorge, Ana Lívia da Costa, destacando o recente aumento da equipe médica, com a incorporação de novos profissionais.
Mais reformas
O processo de recuperação do hospital começou em maio do ano passado, a partir de reuniões entre dirigentes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), servidores da unidade e a comunidade local. O diálogo permitiu discussões sobre o projeto do novo São Jorge e as mudanças necessárias.
Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, as reformas no hospital vão continuar. “Esta é a primeira etapa do projeto de recuperação do São Jorge, que apresenta agora um alto padrão de atendimento. Ainda este ano, vamos finalizar o projeto da reforma junto à Sucab para totalizar a oferta de 100 leitos”, disse.