Sedes assina novos convênios para construção de cisternas no semiárido

Convênios do Projeto Água e Cidadania serão assinados na próxima segunda-feira no Hotel Fiesta, em Salvador

Mais 94 mil pessoas de 110 municípios localizados no semiárido baiano terão acesso à água a partir de dez novos convênios do Projeto Água e Cidadania - Programa Água Para Todos, que serão assinados na próxima segunda-feira (28), às 9h, no Hotel Fiesta (Itaigara).
Para esta ação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 42,4 milhões para a construção de 18.720 cisternas destinadas ao consumo humano e 1.230 cisternas destinadas à produção agrícola.
Além da assinatura dos novos convênios, a solenidade vai servir também para comemorar mais de 12 mil cisternas construídas no convênio 285/07, firmado entre a Sedes e o MDS e executado pela sociedade civil, por intermédio da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA.
Entidades envolvidas
Para continuar fortalecendo o modelo de desenvolvimento baseado na convivência com o semiárido, assinam os convênios as seguintes entidades: Associação Regional de Convivência Apropriada a Seca (Arcas); Centro de Assessoria do Assuruá (CAA); Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa; Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão; Movimento de Organização Comunitária (MOC); Associação das Donas de Casa da Bahia (ADCB); Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus); Centro de Agroegologia no Semiárido (Casa); Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb); Cooperativa de Assistência Técnica à Agricultura Familiar Sustentável de Piemonte (Cofaspi); Rede de Organização em Defesa das Águas (Roda); e Sociedade das Ações Educativas, Sociais e Tecnológicas (Saet).
Água e cidadania
A construção de cisternas com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva captados diretamente do telhado, no período de “inverno”, permite o abastecimento humano – água para beber, cozinhar e higiene bucal – durante os meses de estiagem – normalmente oito meses – de uma família de cinco pessoas, considerando que cada pessoa gasta, em média, 14 litros de água/dia para as finalidades citadas.
A cisterna de produção, com capacidade para 50 mil litros de água captados da enxurrada, permite o cultivo de horta, a dessedentação emergencial de pequenos animais e irrigação de salvação de fruteiras. Além de ser uma nova tecnologia, a cisterna de produção representa uma inovação enquanto política pública, no que tange à convivência com o semiárido.
O Projeto Água e Cidadania garante capacitação em três níveis: Com os beneficiários, no intuito de compreenderem a importância do cuidado com a água e com o manejo da cisterna; com os pedreiros responsáveis pela execução das obras; e com os agentes comunitários de saúde, que farão uma ação pioneira para acompanhar, do ponto de vista da saúde e higiene, as famílias beneficiadas com as cisternas.
Vantagens
O acesso à água para consumo humano tira a família do limite da sede. Romper este limite é criar condições para que outros limites também sejam rompidos, como a indústria da seca, materializada principalmente no carro pipa.
A cisterna é universal, pode ser construída em qualquer lugar, tem baixo custo de investimento, utiliza tecnologia simples, fácil de ser apropriada por qualquer um, com nenhum ou pouquíssimo impacto ambiental. Além disso, o envolvimento das famílias traz um protagonismo essencial para o sucesso do projeto.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323