Parlamentar prestigiou São João de Macajuba, Lençóis e Andaraí ao lado dos prefeitos Tarciso, Marcão e Wilson Cardoso
O deputado estadual Zé Neto e sua comitiva colocaram os pés na estrada no último final de semana para conferir os festejos juninos de três das mais belas cidades do interior baiano. Localizados na Chapada Diamantina, os municípios de Macajuba, Lençóis e Andaraí realizaram belíssimas festas de São João, mantendo a tradição e atraindo turistas de diversos lugares, dispostos a curtirem muito forró e baião, bem como as comidas típicas e belezas naturais destes locais.
Macajuba
Na sexta-feira (25), Zé Neto visitou o município de Macajuba, onde se encontrou com o prefeito Tarciso Pamponet, o vereador petista Zé Filho e o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) Afonso Florence. Depois de prestigiarem apresentações de bandas locais, no palco montado na praça municipal, os três participaram de uma entrevista na Rádio Capivari FM, durante a transmissão da festa, que estava sendo feita ao vivo para toda a região.
Ações do Mandato da Luta no município - Questionado pelos apresentadores Wilson Pamponet e Cristiano Silva sobre as ações do Governo do Estado, que tiveram apoio do seu mandato, Zé Neto lembrou da mais recente delas, que foi a assinatura do convênio de R$ 800 mil destinado a obras de pavimentação de ruas na sede do município. O convênio com a SEDUR, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), foi assinado ainda durante a gestão do então secretário Afonso Florence.
O deputado também lembrou que foi através da intervenção do Mandato da Luta que a cidade garantiu a vinda de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) – o convênio já assinado com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e deve ser entregue em breve. Foi também com a ajuda de Zé Neto que o prefeito Tarciso levou luz para a comunidade de Agrário, dentro do programa Luz Para Todos, do Governo Lula, e encaminhou diversas solicitações para ligações elétricas nas comunidades de Fazenda Lagoa do Morro, Mundo Novo, Jundiá, Assentamento São Joaquim e Estaleiro.
Zé Neto ainda trabalhou para levar água e saneamento para os habitantes de Macajuba, através da perfuração de poços artesianos e a construção de sistemas de abastecimento de água, nas comunidades de Engenho, Jundiá e Navegantes.
Durante a entrevista, o deputado aproveitou para parabenizar o prefeito Tarciso, que conseguiu superar a crise instalada no município durante a gestão anterior, e reiterou seu apoio na relação com a Câmara Municipal, na qual a oposição tem maioria e, frequentemente, tem barrado projetos importantes para o município – dentre eles, a liberação da verba (já depositada na conta da Prefeitura) para a compra de um ônibus escolar e o pedido de suplementação orçamentária, que ajudaria o município a sanar dívidas e honrar compromissos como o pagamento de salários de funcionários da Secretaria de Obras.
Lençóis
Depois de curtir mais um pouco da festa em Macajuba, Zé Neto pegou a estrada em direção à Lençóis, onde se encontrou com o prefeito Marcão e ainda prestigiou a festa, que invadiu a madrugada. O parlamentar elogiou a organização do São João, que este ano não foi realizado nas ruas estreitas do centro antigo, mas num local mais amplo e organizado na entrada da cidade. “Foi uma idéia muito boa do companheiro Marcão, que além de oferecer uma melhor estrutura para a festa, num local plano e mais amplo, evitou qualquer possibilidade de depredação do patrimônio histórico local”, afirmou.
Andaraí
No sábado (26), Zé Neto visitou o município de Andaraí, onde participou de reuniões com o prefeito Wilson Cardoso, militantes e lideranças políticas do município, e também prestigiou a festa de São João na sede do município.
Assentamento Santa Clara - Antes dos festejos na sede, porém, o parlamentar visitou o assentamento Santa Clara, onde ao lado de Wilson anunciou a assinatura de um convênio entre a prefeitura e a Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB) para a construção de uma quadra poliesportiva na localidade.
O investimento, no valor de R$ 150 mil, foi conseguido através de emenda de Zé Neto, e visa fomentar a prática de esportes e levar mais cidadania para o interior baiano, bem como, “impedir que os nossos jovens entrem no caminho das drogas”, como afirmou o próprio parlamentar.
Wilson agradeceu o apoio do deputado na busca pelo aporte de recursos para o assentamento, onde atualmente vivem 141 famílias. “Zé Neto é um grande parceiro e essa foi mais uma prova da atenção que ele e a equipe do seu mandato têm dado ao nosso município”, afirmou o prefeito.
Na reunião com os moradores do assentamento, realizada na Escola Elvis Santos Lima, o deputado falou ainda sobre a intenção de viabilizar obras na área de Saúde para a localidade, que, segundo os próprios moradores, tem dificuldade para locomover seus doentes – especialmente os que se encontram em situação mais grave – por causa da distância de centros de saúde de grande porte. Zé Neto sugeriu ao prefeito Wilson que trabalhasse no projeto de um Posto de Saúde da Família (PSF) para a localidade, ou pela ampliação dos serviços nas unidades de médio porte mais próximas do assentamento.
Durante o encontro, Zé Neto ainda ajudou a debelar uma crise que se instalara na localidade após o anúncio do cancelamento da tradicional festa de São Pedro no assentamento. Moradores alegaram que muita coisa já havia sido preparada para os festejos, que nunca deixaram de ser realizados. Ao perceber o descontentamento geral com a decisão de adiar o São Pedro, o parlamentar convenceu o prefeito Wilson Cardoso a realizar a festa. A alegria foi geral.
Distrito de Ubiraitá - Após a reunião com o povo no assentamento Santa Clara, Zé Neto e Wilson Cardoso seguiram para o distrito de Ubiraitá, onde se reuniram na sub-prefeitura com representantes de movimentos sociais e a população para tratar das principais demandas da localidade.
Após lembrar de alguns dos pleitos atendidos pelo Governo do Estado, com o apoio do Mandato de Zé Neto, como a construção de poços artesianos em Gamelas, Residência e na própria Ubiraitá, dentre outras solicitações nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura para a região, Wilson quis ouvir a população sobre seus principais anseios em relação à sua gestão e o mandato do parlamentar.
Tendo como principal reivindicação a melhoria na segurança, os moradores fizeram um abaixo-assinado para pedir uma viatura de polícia para a localidade. Sem demagogia e falsas promessas, Zé Neto disse que tal pedido não poderia ser atendido de imediato. Antes de propor uma solução para o caso, o parlamentar frisou que até o final da gestão estadual passada, a Bahia contava com apenas com 300 viaturas de polícia para 417 municípios. “O governo anterior sucateou as polícias Militar e Civil. O salário base dos policiais estava abaixo do mínimo e os profissionais do interior não recebiam o auxílio-alimentação ao qual têm direito. Hoje a Bahia vive outra realidade com o novo modelo de gestão inaugurado pelo governador Wagner, com mais diálogo, democracia e pluralidade”, destacou.
Após a explanação, Zé Neto propôs ao prefeito Wilson um aumento no número de rondas policiais na região, o que, segundo os moradores, já ajudaria a diminuir o número de ocorrências. “Os meliantes já ficariam assustados”, afirmou Milton, morador e dono de um estabelecimento no distrito de Residência.
Zé Neto então disse que trabalharia para trazer uma nova moto-viatura para Ubiraitá, visando atender ao pleito. Para que a situação melhorasse ainda mais, o prefeito Wilson se comprometeu em doar mais uma moto para a realização deste trabalho de ronda policial nos distritos, levando mais segurança para a população.
Festa na sede - Após o encontro em Ubiraitá, Zé Neto, apelidado por Wilson Cardoso como “Zé do Povo” e “Zé da Luta”, ainda teve pique para participar da festa no centro de Andaraí, onde dançou forró e samba de roda no palco com a ganhadora do sorteio de uma televisão, durante a apresentação da banda Zé de Tonha.
Clique aqui para ver as fotos do São João em Macajuba, Lençóis e Andaraí.